Páginas

20 de abr. de 2011

ATELIER FLAMENCO DE SÃO PAULO TRAZ PRA VOTORANTIM O ESPETÁCULO "OJOS VERDES"


Em parceria com a Secretaria de Cultura o  espetáculo beneficiente "Ojos "Verdes" promovida pelo Instituto Sistemas Humanos, será no dia 30 de abril (sábado), às 20h, no auditório Francisco Beranger, em Votorantim. O evento é beneficiente, pois o Instituto Sistemas Humanos, formador de Terapeutas de Familia na região, atende gratuitamente famílias, casais, grupos na comunidades, inclusive da cidade de Votorantim  que necessitam de processo terapêutico, encaminhados de diversos setores, um deles do poder juduciário.

Quanto ao espetáculo, ele faz homenagem a um dos maiores artistas espanhóis - Miguel de Molina - contando sobre toda a sua trajetória na Espanha e na Argetina, por onde viveu muito tempo. Para a produção, André Pimentel (dançarino e produtor) e Carlos Lara (figurinista e produtor), fizeram longa pesquisa, que resultou num espetáculo envolvente, ora intimista e que traduz toda o climo festivo da Espanha. Os ingressos custam R$ 30 (para estudantes e maiores de 60 anos, R$ 20) e as reservas podem ser feitas pelos telefones (15) 3227-6491 ou (15) 3318-0316.

Mais informações sobre a companhia que traz o espetáculo: http://www.atelierflamenco.com.br/intro.html

'A Cultura Pertence as Pessoas'




19 de abr. de 2011

Dia do Índio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?



Origem da data 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


'A Cultura Pertence as Pessoas'