Páginas

10 de dez. de 2011

Hoje as 17:30 Sarau Cultural no Aquário Cultura

 
 
 
Neste Sábado as 17:30 O Núcleo Teatral de Votorantim da Secretaria de Cultura apresenta o seu Sarau Cultural, no espaço do Aquário Cultura.
Dentro da Programação muita história, teatro  dança, musica e lançamento de livros.
Participem a Casa é de Todos





'A Cultura Pertence as Pessoas'

7 de dez. de 2011

Apresentação de balé

Apresentação de balé emociona pais no auditório municipal


Giros, pliês, elevês, grand jetê... Esses foram alguns dos passos apresentados com muita graciosidade pelas alunas do curso de balé, oferecido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura na noite desta terça-feira, dia 6, no auditório municipal. O espetáculo faz parte da programação do aniversário de 48 anos de emancipação político administrativa da cidade.

Antes do espetáculo as meninas, entre 7 e 13 anos se mostravam bastante ansiosas para se apresentar e na platéia os pais, com sorrisos de orelha a orelha aguardavam orgulhosos para ver o resultado.

Ao todo, oito coreografias envolvendo todas as alunas foram apresentadas. Os presentes também puderam assistir a um vídeo, produzido com fotos, sobre o processo de evolução das meninas durante as aulas, o que também encantou a todos.

O final não podia ter sido diferente, aplausos e assobios invadiram o auditório. “A emoção toma conta da gente quando elas entram no palco. Não tem jeito, a perna treme”, comenta a funcionária pública Elisa Lemes, mãe da aluna Laura Lemes, de 9 anos. “É muito bom ver o resultado das aulas. Elas desenvolveram não só os passos, como também a relação com as outras meninas”, completa.
 
Elisa aproveita ainda para agradecer a administração pública. “Agradeço ao prefeito pela oportunidade de disponibilizar o balé gratuito para as crianças da nossa cidade e também a secretaria de cultura que deve continuar mantendo esse espaço”.

Vale ressaltar que as saias usadas pelas meninas durante a apresentação foram confeccionadas pelos próprios pais, que tiveram um workshop com a profissional Ana Paula de Figueiredo, que os ensinou a confecção.

Além do espetáculo, uma exposição de cadernos construídos à partir dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula pode ser conferida no saguão do auditório.









Filme sobre Votorantim: Alquimistas e Mineradores

Filme sobre Votorantim resgata a história da cidade


O filme Alquimistas e Mineradores que conta a história de Votorantim, foi lançado nesta terça-feira, dia 6, no auditório municipal com a presença do prefeito Carlos Augusto Pivetta e os secretários Elizete Faloci Scarpanti de Jesus (educação) e Clayton Leme (cultura), além dos atores locais participantes e seus familiares. Para a prefeitura esse projeto é essencial no complemento do ensino da história local, visto que na sociedade moderna é muito mais fácil absorver informações advindas de estímulos audiovisuais e o cinema apresenta grande potencial pedagógico.

Antes da exibição, o prefeito ressaltou a importância da produção do filme para a cidade. “Essa é mais uma ferramenta que irá contribuir no fortalecimento da memória histórica do nosso município, que já conta com os vanguardeiros, memórias póstumas dos vereadores, reabertura do museu, entre outros”, esclarece. “É uma nova maneira de contar a história da nossa cidade. Temos a idéia de posteriormente colocar o filme em TV aberta para que todas as pessoas tenham acesso”, completa ele.

Para a educadora Leila Regina Cintra Aoki, que assistia a exibição, esse documentário tende a enriquecer a memória da cidade. “É bastante interessante. As crianças tem muito o que aprender com ele. É uma união entre o passado e o presente”, comenta.

O lançamento do filme fez parte das atividades comemorativas do 48º aniversário político-administrativo de Votorantim. Uma nova exibição será feita nesta quinta-feira, dia 8 (aniversário da cidade), às 21h30, na praça Senador José Ermírio de Moraes, no bairro Dominguinho.




5 de dez. de 2011

Lançamento dos Livros

Apresentação das Alunas de Balé no Auditório Municipal

Alunas de Balé apresentam Coreografias
nesta terça no Auditório Municipal


Nesta terça-feira, dia 6, as alunas do curso de balé, do Núcleo de Dança, oferecido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura irão se apresentar no Auditório Municipal Francisco Beranger, a partir das 19h30, com entrada gratuita. Além do espetáculo, uma exposição de cadernos construídos à partir dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula poderá ser conferida no saguão do auditório.

Ao todo, oito coreografias serão apresentadas, sendo elas: “Bailado”, “Balé brasileiro”, “Encontros e desencontros”, “Coppélia”, ”Criação”, “Sonho” e “Uma confusão na Fazenda”, sendo este ultimo inspirado no enredo do Ballet de Repertório “La Fille Mal Gardeé”, que conta a história de Lise, uma jovem preguiçosa e desobediente que vivia numa fazenda com sua mãe Simone. A versão criada pelas crianças do Núcleo de Dança transformou cada uma delas em 'Lises' e 'Simones', com características individuais peculiares e engraçadas. As 'Lises' realizam diversas tarefas na Fazenda, sonham e se divertem com suas mães e amigas 'Simones'.

O Núcleo de Dança é um espaço de construção de linguagem artística focada nas relações entre corpo/ambiente. Lugar de organização de processos de aprendizagem, de articulação de idéias que permeiam a busca pela compreensão de como o corpo se organiza, expressa e produz conhecimentos.  

O auditório municipal fica situado na av. Vereador Newton Vieira Soares, s/nº. Mais informações pelo telefone 3243-1191.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Filme: Alquimistas e Mineradores

Votorantim lança filme voltado para
crianças sobre a história da cidade

Dentro das atividades da semana comemorativa do 48º aniversário político-administrativo de Votorantim, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura lança nesta terça-feira, dia 6, às 21h30, no Auditório Municipal Francisco Beranger, o filme Alquimistas e Mineradores, produzido pelo cineasta e diretor Vicentini Gomez.

O documentário com 45 minutos de duração é voltado para o público infantil e conta a história de Votorantim de uma maneira lúdica e dinâmica com atores e animação em 3D. Na produção Vicentini contou com o apoio dos pesquisadores Jonas Soares, da USP, Sérgio Coelho de Oliveira, Geraldo Bonadio, José Rubens Incao, Paulo Fontes, além de ter recolhido informações junto à população da cidade.

Para a prefeitura esse projeto é essencial para o ensino da história local, visto que na sociedade moderna é muito mais fácil absorver informações advindas de estímulos audiovisuais e o cinema apresenta grande potencial pedagógico.

Participaram da produção os atores Pedro Paulo Vicentini, como o menino Pepê, Yasmin Franklin, modelo da OficinaQuatro, João Acaiabe (O Tio Barnabé - TV Globo e em reprise na TV Futura) e Carlos Meceni (novela Passione - TV Globo), além de atores de Votorantim e da região, selecionados através de oficinas de interpretação, como Jéssica Menkel, Osvaldo Biancardi, Alessandra Duarte, Ana Duarte, Jéssika Germano, Juliano Borchers, Gustavo Furquim, Christian de Campos, Carlos Kainã e Caio Castro, entre outros. A animação fica por conta de Hugo Caserta, filho de Gil, que deu ao personagem mais movimento e agilidade.


A Cultura Pertence as Pessoas

Dança-Teatro e Dança Contemporânea

Encontro reúne pais e alunos de
dança teatro e dança contemporânea

Os alunos dos cursos de dança teatro e dança contemporânea, oferecidos pela prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Votorantim mostraram para os seus pais e familiares o trabalho que vem sido desenvolvido dentro da sala de aula neste semestre, durante um encontro que ocorreu neste fim de semana no Espaço Aquário Cultura.

Vídeos e fotos produzidos durante as aulas foram exibidos para os presentes, além de uma pequena apresentação que mostrou a diferença da personalidade de cada um, ou seja, como cada pessoa interpreta uma ação de maneira diferente do outro.


A professora dos dois cursos Lidi Nascimento explicou sobre a importância desse encontro. “Os pais estão aqui para acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Essa é a primeira etapa com experiências de Labam trabalhadas nas aulas que envolvem fluxo, tempo, espaço e peso. É o momento de desenvolver o corpo” relata. “Depois de passar por esse nível iremos trabalhar no ano que vem com um espetáculo intitulado ‘Idéias da minha cachola’”.

A Cultura Pertence as Pessoas