Páginas

8 de abr. de 2011

CIRCUITO GERADOR VOTORANTIM 2011



Cada vez mais a palavra GERADOR faz mais sentido nesse projeto.

A 3ª edição do Circuito Gerador Votorantim 2011 foi realizada na saída da Escola Pedro Augusto Rangel, no bairro Vila Nova, num horário muito propício, às 12h20. É claro que é hora do almoço, que todo mundo quer vazar da escola, bater um rango, mas não foi o que aconteceu. O rolou foi que a galera colou junto, o tempo inteiro, sem pressa pra sair. Com o sol, que estava, estalando no céu, @s mininotes colaram mesmo, bem perto da banda, e curtiram o som ali, na lata. Uns de boa, alguns batendo pesinho e outros balançando a cabeça. Cada qual com seu estilinho mas tod@s prestando bastante atenção.
O Projeto Gerador já é conhecido por levar shows em lugares que normalmente as bandas não tocam: praça, coreto, campo de futebol, rua, zona rual, matagal, aonde for, sim, eles estão lá! Mas esse, do lado da escola, foi pesadamente especial! Sim, eu sei...#escola, #edudação, #cultura, todas tags de grande comoção. Além do que, sempre onde tem jovens estudantes no meio, o clima fica mais forte. Bem, mas o fato real é que o gerador atingiu quem estava precisando de uns volts. É que, sem aprofundar na questão do acesso à cultura, a galera ali curtiu muito o som autoral que não toca na tv, porém, quando é que esse tipo de show vai acontecer de novo? De graça? Ao ar livre? Sem noise dispensável? Num clima aberto e solidário?
.no próximo Gerador. ;)

Fotos do show do Mavka e do MC Claudinei aqui.
Parabéns à realização do @RasgadaColetiva e Secretaria de Cultura de Votorantim!

7 de abr. de 2011

Candidatos aprovados - Núcleos de Formação Continuada da Secretaria de Cultura de Votorantim

Wolney Fernandes*




Lista dos Formadores Culturais aprovados para experiência de um mês, com possibilidade de RENOVAÇÃO de um ano (12 meses).


Secretaria de Cultura de Votorantim - 2011 


Nome e Núcleo: 
 
 
Adriana Afonso Oliveira - Teatro Adulto 


Adriano Felicio da Costa - Violão 


André Luiz Xavier - Iniciação a Teoria Musical 


Bruno Gonçalves Cavalcante - Violão 


Barbara Cristina H. Lopes Almeida - Dança Contemporânea 


Bruno Bezerra Cecim - Fotografia 


Cynthia Jordão Costa - Contação de História 


Caroline Altherman Proença - Balé 


Denise Andréia Galli - Fotografia 


Danilo de Carvalho - Graffiti Art 


Daniel Nunes Duarte - Desenho



Dirceu Marques Junior - Percussão 


Edcarlos Farias Duarte - Hip-Hop


Edna de Souza Cruz - Teatro de Bonecos 


Elidiane Nascimento Macedo - Dança Contemporânea 



Fabio Augusto Pivetta - Viola Caipira 


Gustavo Lacava - Leitura Pública 


Julio Cesar Carrara - Teatro

Lilian Gabriele Gonzaga de Araujo - Dança de Salão 


Leone de Souza Lena - Canto e Coral 



Marcelo Domingues - Cinema e Video 


Marco Aurelio Elias Correa - Percussão 


Natalia de Azevedo Marques Tozzi - Balé


Osvaldo de Fátima Pedro - Escultura em Argila 


Regina Célia Oliveira Claro - Dança Contemporânea


Rogério Cipriano Leite - Canto e Coral


Robson Martins Diniz - Hip-Hop 


Rainer Miranda Brito - Viola Caipira 


Renata Conceição de Almeida - Dança de Rua 


Sueli Pereira Aduan - Leitura Pública 


Sendy de Souza Sena - Canto e Coral  






Dúvidas entrem em contato pelo telefone: (15) 3243-1191


Aproveitamos para agradecer á todos que participaram da seleção, estamos com os projetos/currículos em nosso arquivo para futuras ações da Secretaria de Cultura de Votorantim.


'A Cultura Pertence as Pessoas'

DIA DO JORNALISMO



Comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. Mas, a origem do jornal se deu na Europa por meio dos ingleses, franceses, alemães e, mais tardiamente, o jornal chegou aos Estados Unidos e na América. O Jornal possui a responsabilidade de instigar seus leitores a pensar, a estimular seu senso crítico e a debater temas de interesse da sociedade. Hoje, ser Jornalista é ser um profissional da Informação. Sua função é coletar informações que sejam de interesse público e divulgá-las para a sociedade.

Entre as especialidades da profissão, um jornalista pode ser: arquivista pesquisador, assessor de imprensa, diretor de redação, editor, jornalista, produtor de texto, repórter de televisão ou rádio, revisor, repórter fotográfico. São esses profissionais que recolhem, apuram, selecionam, redigem, difundem idéias e as registram através de imagens e de sons. Eles ainda são responsáveis por interpretar e organizar as informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos.

A divulgação dessas informações pode ser feita através de jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população.
[Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br]

6 de abr. de 2011

Espetáculo “Julietas” é atração em Votorantim




A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto Votorantim/ Votorantim Cimentos, traz o espetáculo “Julietas”, da Cia de Inventos & Eventos Culturais, para apresentações nos dias 12 e 13 de abril.
A peça, que terá sua estréia na cidade, é voltada para jovens com idades entre 14 e 18 anos e parte do clássico “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare, para discutir o amor, a amizade, a insegurança, e outros temas que circulam entre os adolescentes. A história clássica será contada em uma linguagem acessível ao público e vai levar aos jovens à reflexão sobre responsabilidade e o respeito a si e ao próximo, além de estimulá-los a planejar o futuro.
As apresentações serão realizadas às 10, 14 e 16 horas na terça-feira (12) e na quarta-feira (13) haverá única apresentação às 10 horas, no auditório municipal “Francisco Beranger”, que fica na avenida vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro, ao lado do terminal de ônibus. Entre o público presente estarão alunos da rede estadual de ensino. A entrada é franca e o espetáculo é aberto ao público. Os interessados devem chegar com antecedência para garantir lugar na platéia. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Projeto Leitura 2011 - 'O Pequeno Leitor'

[ “O SITE Pequeno Leitor não substituiu o livro, pelo contrário, site é ferramenta de incentivo a leitura complementar ao livro” ]

De projeto social da Congregação de Santa Cruz, no CCA Bom Jesus, que surgiu o projeto digital 'O Pequeno Leitor', criado pela agência LOV, cujo objetivo é incentivar crianças em idade de alfabetização à leitura. Tudo começou com a publicitária Stela Greco Loducca que percebeu, na prática, o impacto negativo que a falta do hábito da leitura tem no desenvolvimento do potencial cognitivo das crianças.
 
"Era triste ver como crianças até 10 anos mal conseguiam recontar uma simples história, imagine, então, escrever.
 A oralidade é fundamental, pois ter o que expressar é pré-requisito para a alfabetização", lembra Stela. A situação era mais impactante quando ela comparava com a realidade que tinha em casa, com seu filho de cinco anos na época, que sempre havia sido estimulado a ler e se expressar.
Foi a partir deste momento que surgiu o projeto do site 'O Pequeno Leitor' :  http://www.opequenoleitor.com.br/


 Ao se cadastrar no site, sem custo nenhum, a criança ganha um amiguinho imaginário, personagem que ficará o tempo todo ao seu lado, dando dicas de navegação e estimulando-a a voltar ao site. Os pais participarão ativamente das atividades e do desenvolvimento dos filhos no O Pequeno Leitor. Seus e-mails estarão cadastrados e toda a historinha que a criança criar, eles irão receber e acompanhar o desenvolvimento da leitura.


Mas Stela deixa claro que 'O Pequeno Leitor' não substituiu o livro, muito pelo contrário, pois o site é uma ferramenta de incentivo a leitura complementar ao livro. "Quero mais é que a criança saia do site e sinta prazer em entrar numa livraria. Ou que saia de uma livraria e queira "passear" no site para ler". 


[ via - divulgação Renata Nahas - Supervisora de Ensino ]

Pra quem gosta de Cinema - Festival SESC Melhores Filmes‏!


Vale espalhar a notícia!

Nesta semana tem Festival SESC Melhores Filmes 2011 em Sorocaba!
Sala 1 do CinEspaço Villàgio (Villàgio Shopping) - Todas as sessões serão grátis!
Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria do próprio cinema.

Dia 6. Quarta, às 20h
RISCADO (Dir.: Gustavo Pizzi)
Qual a importância da sorte na vida? Quanto esforço e talento são necessários para garantir uma carreira sólida? A sorte é parte do riscado? Bianca é uma excelente atriz, mas sua carreira ainda não deslanchou. Como ganha-pão, ela imita divas do cinema e trabalha com divulgação de eventos. Após fazer um teste para uma grande produção internacional, Bianca finalmente ganha o papel. Inspirado pela personalidade e pelo trabalho dela, o diretor do filme transforma a personagem do seu roteiro em uma versão da própria Bianca, que será uma das protagonistas. Seria essa a grande chance de sua vida? 

Dia 7. Quinta, às 19h
TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO (Dir.: José Padilha)
Anos depois da história narrada no primeiro filme, o capitão Nascimento cresceu na carreira - passou a comandante geral do BOPE e depois a Subsecretário de Inteligência do Governo do Rio. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas não percebe que, com isso, está ajudando outros inimigos: policiais e políticos corruptos com interesses eleitoreiros. Na vida pessoal, Nascimento tem que lidar com o fracasso de seu casamento com Rosane, que se casou com seu maior adversário político, Fraga, um militante dos direitos humanos. Em sua luta solitária contra o "sistema", ele vai descobrir que as coisas são mais complexas do que imaginava. Mexer com os verdadeiros interessados na manutenção da máquina do tráfico pode custar muito caro - a ele e a sua família.

Dia 8. Sexta, às 19h
OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE (Dir.: Esmir Filho)
Um garoto de 16 anos fã de Bob Dylan acessa o mundo por meio da internet, enquanto vê seus dias passarem em vão numa pequena cidade de ascendência alemã do interior do Rio Grande do Sul. Na web, ele utiliza o pseudônimo Mr. Tambourine Man, em referência à música de Bob Dylan. Sentindo-se entediado numa cidade onde nada acontece, ele passa os dias entre brincadeiras com o amigo, Diego, e a rotina com a mãe. Até que uma nova figura na cidade traz lembranças de seu passado envolvendo um outro rapaz, Julian, e uma garota que morreu misteriosamente. O processo o leva para um mundo além da realidade.
Melhor Filme e Prêmio Fipresci (Crítica Internacional) no Festival do Rio.

Dia 9. Sábado, às 15h
REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR (Dir.: André Klotzel)
Elvira, uma dona de casa pacata e simpática, ouve uma voz estranha na cozinha. É seu liquidificador, que de repente começa a falar com ela. Quando seu marido Onofre desaparece, os vizinhos e amigos do casal, como a fogosa Milena, querem ajudar. Mas Elvira só confia no liquidificador. Ainda mais quando a polícia começa a suspeitar de assassinato, e o investigador Fuinha se encarrega do caso, disposto a tudo para descobrir a verdade. Diretor de A Marvada Carne (1987) e Memórias Póstumas (2001), o diretor André Klotzel retorna com uma comédia suburbana de humor negro, na qual um simples liquidificador é testemunha dos atos desmedidos da comédia humana.

Dia 9. Sábado, às 19h
LONDON RIVER - DESTINOS CRUZADOS (Dir.: Rachid BoucharebReino Unido, França, Argélia)
Inglaterra, 2005. Elisabeth Sommers assiste pela TV os atentados terroristas ocorridos em Londres, onde bombas explodiram um vagão de trem e um ônibus. Imediatamente, ela tenta falar com a filha, Jane, mas não consegue. Preocupada, Elisabeth vai a Londres, mas encontra seu apartamento vazio. Ela vai à polícia e passa a pendurar panfletos pela cidade com a foto da filha. Um deles é pego por Ousmane, um senhor que chegou recentemente à capital inglesa e está em busca do filho, que não vê há 15 anos.
Ousmane tem uma foto onde seu filho está ao lado de Jane. Apesar da desconfiança inicial, aos poucos ele (muçulmano) e Elizabeth (cristã) se aproximam na difícil tarefa de percorrer os hospitais da cidade em busca de alguma pista do paradeiro de ambos. Eles colocam as diferenças culturais de lado e se apoiam um no outro para continuar a busca e manter a fé.
Urso de Prata de Melhor Ator (Sotigui Kouyaté) e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim.

Dia 10. Domingo, às 15h
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS - (Dir.: JUAN JOSÉ CAMPANELLA, Argentina, Espanha)
Benjamin Esposito se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um Tribunal Penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Ele usa sua experiência para contar uma história trágica da qual foi testemunha em 1974.
Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e de Irene Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Dia 10. Domingo, às 19h
VINCERE - (Dir.: MARCO BELLOCCHIO. Itália, França)
Há um segredo na vida de Benito Mussolini: uma mulher, Ida Dalser, e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido, e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce. Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a Igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em suas ideias, e vende tudo o que tem para financiar "Il Popolo d'Italia", um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista.
Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, ele se alista no Exército e desaparece. Ao reencontrá-lo algum tempo mais tarde casado com outra mulher, Ida exige seus direitos como verdadeira esposa e mãe de seu filho primogênito. Levada à força, ela fica trancada por mais de 11 anos num asilo de loucos, onde é amarrada e torturada, e nunca mais poderá ver seu filho. Mas Ida não desistirá de lutar. 
O veterano Marco Bellocchio ("O Processo do Desejo", "Bom Dia, Noite") encena a história de Dalser em tons de tragédia, com uma fotografia sombria, unindo a força das atuações ao ritmo vertiginoso da montagem, que acompanha a rapidez das mudanças sociais e políticas da época.
BATE-PAPO COM DIRETORES:

ANDRÉ KLOTZEL (Reflexões de um Liquidificador)
Dia 7. Quinta, às 15h na Oficina Cultural Grande Otelo

ESMIR FILHO (Os Famosos e os Duendes da Morte)
Dia 8. Sexta, às 15h na Oficina Cultural Grande Otelo

Informações:Setor de Programação
SESC Sorocaba
(15) 3332-9932

[ divulgação - SESC Sorocaba ]

Apresentação circense desperta atenção dos alunos da rede municipal

Em clima de muita alegria a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura iniciou na quarta-feira (30), as atividade relativas a Semana do Circo. 

As apresentações circenses celebram o Dia do Circo, lembrado no último domingo dia 27 de março.

Numa tenda montada em frente à biblioteca municipal, as atividades começaram às 9 horas com a Trupe e Magia, que se apresentou para os alunos da escola municipal Célia Pieroni, do Jardim Itapeva. Alunos de outras unidades também assistiram às apresentações.

A aluna Vitória Câmara, 05 anos, da 2ª fase, foi convidada a participar da apresentação, e conta que o que mais gostou foi dos palhaços. ”Gostei muito da mágica onde apareceu coelhinho dentro da caixa, mas o que eu adorei mesmo foram os palhaços, eles me fizeram rir muito”, contou com um sorriso estampado no rosto.

O objetivo da programação foi justamente a relação histórica com o circo, que é parte do patrimônio material e imaterial do município. 

Para o Governo Municipal o circo faz parte do processo de construção da cidade junto às fábricas. Além disso, famílias circenses de grande relevância nacional e internacional (do circo-teatro) residem em Votorantim.

[ mais informações no site da Prefeitura de Votorantim: www.votorantim.sp.gov.br ]


'A Cultura Pertence as Pessoas'

5 de abr. de 2011

Mês do Livro Infantil

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, realiza oficinas em comemoração ao Mês do Livro Infantil, sob coordenação de Maurício Leite.


Seguem as datas, horários e locais das oficinas!




'A Cultura Pertence as Pessoas'

Pacientes do PA Central recebem orientações sobre a Dengue




Dando continuidade as ações de conscientização ao combate do mosquito transmissor da dengue, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim continuam levando informações à comunidade. Nesta segunda-feira (04) os pacientes que passaram pelo Pronto Atendimento (PA) Central receberam orientações e demonstrações sobre a doença.
A dona de casa Cristina de Souza, 20 anos, saiu satisfeita e sem nenhuma dúvida em relação a dengue. “Os agentes explicaram todo o processo de desenvolvimento do mosquito, como temos que agir e precaver para não termos criadouros em nossas casas, o problema é que a população em geral precisa se conscientizar mais”, comenta Cristina. Os agentes orientaram a as pessoas e a duvida maior é em relação ao recipiente, que fica próximo ao motor da geladeira, e serve para o descongelamento e que precisa ser colocado detergente para que não haja a criadouro do mosquito.
Apesar das chuvas, os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Votorantim também saíram às ruas em determinados horários, orientando os moradores e alertando de que a cidade pode ter uma epidemia caso ações não sejam adotadas quanto à eliminação dos possíveis criadouros, que em grande maioria estão dentro das próprias residências.
No final de semana os agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram ações de bloqueio e nebulização na região do Parque Bela Vista. Assim que um caso é detectado pelo município, a região onde está com a suspeita recebe a nebulização (aplicação de inseticida) num raio de 100 metros, bem como o controle de criadouros.
[ Via - Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM) ]

'A Cultura Pertence as Pessoas'

4 de abr. de 2011

Prefeitura exibe documentário sobre bairro Carafá - “Derrubando Paredes, construindo museus”




A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, realizou neste sábado (02), as 18 horas, a apresentação do documentário “Derrubando Paredes, construindo museus”, no Centro Comunitário do bairro Carafá. O projeto faz parte da ação educativa do Museu Municipal de Votorantim que apresentará o vídeo construído a partir de relatos das memórias dos moradores do bairro.  A apresentação é aberta ao público
A ação tem como objetivo valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade. Além da produção dos documentários, o projeto também contempla a reestruturação do espaço físico do museu, o museu itinerante e a organização de seminários e palestras para formação do patrimônio do local.
Segundo a historiadora Débora Bergamini, organizadora do projeto, a produção de documentários, que teve inicio do Bairro do Carafá, se estenderá para diversos bairros da cidade de Votorantim. O objetivo é preservar e valorizar as memórias da cidade. “Utilizamos as organizações civis para encontrar as histórias e memórias que a própria comunidade determina como relevante e filmamos essas pessoas contando suas histórias. É feita uma edição e apresentamos o resultado do trabalho para a própria comunidade, que se vê diante do telão”. 
A proposta é valorizar as histórias populares, lendas e tradições que diante de um mundo onde a massificação do modo de ser é cada vez maior, olhar para as características da comunidade onde estamos inseridos é um exercício de valorização da nossa própria identidade.
As próximas filmagens serão nos Bairros da Chave e Barra Funda. Todos os projetos resultarão em uma apresentação na 8ª Semana Internacional de Museus, no mês de maio.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Organização da Festa Junina 2011 traça metas e objetivos na área de Segurança





A comissão organizadora da 97ª Festa Junina Beneficente de Votorantim, que ocorre no mês de junho, promoveu nesta quinta-feira uma reunião no Gabinete do Paço Municipal para traçar metas e objetivos técnicos e também definir ações de segurança que serão aplicadas durante os 15 dias de evento.
O objetivo é repetir o sucesso do ano anterior na questão de segurança e público. Participaram do encontro, o vice-prefeito Marcos Mâncio Affonso de Camargo, os secretários Vanderlei Pedroso, da Secretaria de Governo, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro, da Secretaria de Segurança Comunitária Transito e Transporte, Clayton Leme, de Cultura, e representantes das policias militar, capitão Sandro Moreira Alves, e do Corpo de Bombeiros, capitão Miguel Angelo de Campos, eng. Fábio Luiz Rodrigues, da Secretaria de Obras e Urbanismo e Aldo de Camargo, da Brigada de Incêndio Municipal.
Na oportunidade foram apresentados ofícios à Policia Militar e Corpo de Bombeiros, dando inicio aos projetos e discutidas previamente a formatação, a quantidade de profissionais disponíveis para segurança em cada setor, layout da festa, segurança interna e externa ao recinto, movimentação do trânsito nas imediações, locais de entrada e saída do grande público, ambulâncias, brigadas de incêndio e também enfermagem para primeiros socorros. 
“A meta da administração é desenhar e formatar a festa junina como um espaço democrático, cultural e de lazer para que o cidadão e sua família preencham um espaço que naturalmente é seu, aliada à uma sintonia operacional positiva e eficaz entre os parceiros das policias militar, civil e corpo de bombeiros” destacou o vice-prefeito Marcos Mâncio.
Com um conjunto de ações preventivas em parceria com as policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, aliada à tecnologia de vídeomonitoramento, a Festa Junina de Votorantim, que vai de 11 a 26 de Junho. 
“Temos que ampliar o foco na área de segurança publica preventiva. Nosso objetivo é disponibilizar um forte aparato de segurança para que mais uma vez a festa possa trazer as famílias de Votorantim e região. O nosso objetivo é transformar a sensação de segurança, que é subjetiva, em objetiva, e ampliar concretamente essa segurança”, disse o secretário de Segurança Comunitária Transito e Transportes, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro.
[ via SECOM - PMV - Fone: 33538572 ]

'A Cultura Pertence as Pessoas'