Páginas

11 de mar. de 2011

'DERRUBANDO PAREDES, CONSTRUINDO MUSEUS' - Projeto no Bairro Carafá



A Prefeitura Municipal de Votorantim, através Secretaria de Cultura junto a Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o desenvolvimento de ações de valorização do patrimônio material e imaterial do município.

As propostas que serão desenvolvidas fazem parte do projeto DERRUBANDO PAREDES, CONSTRUINDO MUSEUS”, desenvolvido pelo Museu Histórico Municipal de Votorantim.

A primeira ação foi uma visita ao Bairro do Carafá. Em conversa com o Sr. Raimundo, representante da Associação de Moradores, foram detectadas necessidades de ações de valorização da memória e de obras para melhorias na estrutura do Cemitério do Carafá, popularmente conhecido como Cemitério dos Índios. 

Sr. Raimundo mostrando a área do Cemitério do Carafá


Associação de Moradores já desenvolve ações de melhorias, e agora poderá contar com o apoio da prefeitura para aperfeiçoar o trabalho que está sendo feito de forma autônoma, a partir de uma persistente e organizada ação comunitária.

A primeira ação efetiva vai acontecer DOMINGO, dia 13 de Março, quando a Secretaria de Cultura fará uma visita ao bairro para o levantamento de documentos, imagens e depoimentos do cemitério junto a comunidade. Tudo o que for reunido será utilizado na produção de um curta metragem e apresentado a população na semana seguinte (20 de Março).

Os principais objetivos desta ação são: 
- Levantamento do acervo disponível sobre o cemitério e seu entorno como forma de fortalecimento do acervo do Museu Histórico Municipal

- Valorização das memórias locais e 

- Produção de um material áudio-visual com objetivo de legitimar outras ações que serão desenvolvidas na comunidade, demonstrando a importância dessas memórias para o município de Votorantim.

O objetivo da Prefeitura Municipal de Votorantim é estender esse trabalho para outras comunidades, valorizando a memória de seu povo e os seus patrimônios, sejam eles materiais, como prédios, cemitérios, cachoeiras, acervos documentais e iconográficos, ou imateriais que correspondem a suas lendas, memórias, modos de fazer e tradições.

'A Cultura Pertence as Pessoas' 

10 de mar. de 2011

Sobre Carnaval Votorantim 2011

Considerações sobre o novo modo de fazer o Carnaval da Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura - Um Carnaval para Tod@s!





'A Cultura Pertence as Pessoas'

9 de mar. de 2011

Atividades da Semana da Mulher prosseguem nesta quarta-feira (09) - Via SECOM


*Audrey Kawasaki

A Prefeitura de Votorantim prossegue nesta quarta-feira (09) com atividades alusivas a Semana da Mulher. A partir das 19 horas será realizada uma missa em ação de graças às mulheres na Igreja São João Batista, situada a rua Acácio Miller, s/n – centro.
Com o tema “Votorantim: suas mulheres, suas histórias”, as atividades têm o objetivo de mostrar que a mulher agrega o valor que ela se propõe a impor perante a sua imagem, por isso a importância de que ela se respeite e contribua na formação de uma sociedade melhor.
Na sexta-feira (11) as atividades serão na Unidade Básica de Saúde “Dr. Spartaco Vial” da Vila Garcia, que fica na avenida Isabel Ferreira Coelho, 176. A partir das 07h30 diversas ações serão desenvolvidas dentro do projeto “Encontro Mulher”.
Já na próxima terça-feira (15), a partir das 10 horas, uma palestra com o tema “Violência contra a Mulher” será realizada pela presidente do Ocisp Pró-Mulher, Aline Titoto, na Unidade Básica de Saúde “Dr. Edson Alcoléa”, no Jardim Serrano, situada na rua Francisco Lopes de Almeida, 76. Mais informações pelo telefone (15) 3353-8640.

[Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM) - 09/03/2011 – (15) 3353-8572]

'A Cultura Pertence as pessoas!'

Votorantim teve desafio de Cururu no sábado (05)


A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, apóia a valorização da cultura brasileira, dia 05 aconteceu o Desafio de Cururu realizado às 18 horas, na Associação de Amigos de Bairro do Rio Acima.
As apresentações ficaram por conta dos votorantinenses Natalino Azulão e Dito Carrara, enquanto Zé Pinto e Jumar Inácio representaram Tatuí. Os violeiros  foram: Jaime e Abílio Rosa e no pandeiro está Zé Parmito. O desafio é composto por três rodadas na qual cada artista tem 12 minutos para a apresentação. Os aplausos definiram quem teve o melhor desempenho.
A entrada para as apresentações foi um litro de leite ou de óleo de cozinha, que serão destinados às famílias carentes do bairro Rio Acima.

Os desafios de cururu acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês. A Associação de Amigos de Bairro do Rio Acima fica na rua Joaquim Ferreira, n° 66.


'A Cultura Pertence as Pessoas'

8 de mar. de 2011

Mais um dia de Carnaval em Votorantim!!!

Pessoas, ao longo da semana postaremos as fotos tiradas durante as festas de carnaval em Votorantim!


Hoje estamos aqui para convidá-los para o último dia de festa carnavalesca!


A matinê começa ás 15:00, com brinquedos e afins, corre pra Votorantim!!! 




'A Cultura Pertence as Pessoas'

CARNAVAL 2011 UM TANTO DE CULTURA, INFÂNCIA, FANTASIA, E FAMÍLIA NAS RUAS [ Por Alessandra Rodrigues ]

Ainda no meio da correria deste Carnaval que termina hoje sua programação, o governo municipal via Secretaria de Cultura quer deixar registrado aqui no nosso blog, um grande agradecimento a cidade de Votorantim, que confiou, acreditou e participou, (e vamos aqui combinar,  que estes tres verbos são de extrema importância pra vida) deste novo jeito de comemorar o Carnaval.


Aos bairros Itapeva, Vila Nova, Jd.Serrano, Jd. Novo Mundo, Bairro Primavera, Bairro da Chave onde o cortejo colorido, e musicado passou, nosso obrigado por abrirem as portas das casas.


E aos demais bairros, não fiquem chateados (eu sei, que são tantos outros) fiquem atentos, a Secretaria de Cultura traz pra estes próximos meses em vários pontos da cidade, um convite para que a comunidade junto com o poder público discuta, aja, e modifique seu espaço através de projetos culturais artisticos.


Talvez alguém possa pensar "O que isso tem haver com o Carnaval"?! Nossa!!! tem muitas coisas mas, talvez uma principal seja que a alegria e a decisão de participar deste modelo de Carnaval, não fique focado  somente nestas datas pontuais, e sim, em tantas outras ações construídas entre - Governo X Pessoa X Espaços.




'A Cultura Pertence as Pessoas'


Alessandra Rodrigues 
Coordenadora de Relações Institucionais
Secretaria de Cultura de Votorantim

7 de mar. de 2011

Outros Carnavais, me leva que eu VOU! [ por Carlos Quirino Ramalho ]









Olá Pessoas, um texto para reflexão hoje!


Lembrando que a matinê com brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca e afins continuam hoje na praça 'Lecy Campos', além do trio elétrico que começa a se concentrar ás 19h00 no Aquário Cultura - Monte seu bloco!








'Mudança assusta, causa discussão, há quem diga que gera até separação de casais. 


Não sendo tão trágico e realmente o tema não rima com tragédia, gostaria de falar sobre o Carnaval este ano na Cidade de Votorantim. Quando Chiquinha Gonzaga, em 1899, compôs a pedido dos foliões do cordão Rosa de Ouro a célebre marcha "Ó abre alas..." 1, será que ela imaginava que mais de um século depois essa marchinha ainda abriria muitos carnavais? 


Este ano a proposta de carnaval feita pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura, levou para alguns bairros e para o centro da Cidade as marchinhas e o Samba Raiz. 


Nos bairros em uma espécie de matine, palhaços e bandas com vinte a sessenta componentes transitavam pelas ruas com repertório que iam das marchinhas, samba enredo até outros estilos musicais. A banda se encontrava em um pondo do bairro, após um pequeno aquecimento, saiam caminhando. 


Alguns palhaços ganhavam as alturas com pernas de pau, para alegria e fascínio das crianças, enquanto outros mais próximos ao chão, faziam o famoso trenzinho e outras brincadeiras. Após 20 minutos, a rua era tomada, proibindo a passagem de veículos. Durante essa travessia que durava cerca de uma hora e meia, com serpentinas, mascaras e muita música, a rua era do povo, e quem não estava na rua estava na calçada ou atrás dos portões observando, dançando, rindo... Era perceptível um encantamento. 


Nos mais velhos, pais, mães, avós, avôs, tios e tias, como se de repente tivessem sido arrebatados por várias lembranças: bailes, desfiles, matinês... Com os mais novos o encanto se dava pelos músicos, o instrumento, a alegria do palhaço, a fantasia. Ao chegar do outro lado do bairro tudo acaba, mas com certeza continua na memória dessas pessoas.


Na praça de eventos não tivemos o mesmo número de pessoas que tempos atrás, a chuva fina, ou a possibilidade dela, fez com que as pessoas não saíssem de casa. Quem arriscou pode transitar com tranqüilidade. Era possível comer algodão doce ou pipoca (ou os dois ao mesmo tempo), ouvir música de qualidade, enquanto as crianças pulavam e escorregavam nos brinquedos. Ai o encantamento foi meu, quando no sábado às 21:00 horas ao parar para observar a Praça percebi ela tomada por pais, mães e crianças – “A praça pertencendo novamente a família”. Samba raiz ditou o ritmo na Lecy de Campos, a dança, a ginga, a alegria brotava nas pessoas presentes independente da idade. Uma cena que destaco foi quando no Domingo Aureluce Santos cantou Gonzaguinha “O que é, o que é?”, sem palavras... 


Nem todos estavam contentes, um ou outro reclamou do “barulho” nas ruas, e na praça pouca bebida foi vendida, ai a reclamação foi dos comerciantes. Mas sem dúvida ao optar pela família, haveria pouco espaço para adolescentes e jovens se embriagarem, não que isso não tenha acontecido sempre tem alguém que perde a conta e bebe um pouco a mais. 


Penso que é impossível agradara a todos. Gostaria de me colocar agora como morador de Votorantim, para essas últimas linhas: Muita gente trabalhou para que as coisas dessem certo, corro o risco de esquecer de alguém sendo assim, agradeço a todas essas pessoas que contribuíram para o carnaval 2011 em nossa cidade, e se o próximo carnaval for assim “me leva que eu vou...” 






Carlos Quirino Ramalho 
(Coordenador de Formação Cultural)
“A cultura pertence as pessoas”



1 http://www.dicionariompb.com.br/carnaval/dados-artisticos, Acesso dia 07/03/2011.


2 http://secvotorantim.blogspot.com/2011/03/hoje-06-carnaval-de-votorantim-tera.html, Acesso dia 07/03/2011.



6 de mar. de 2011

Hoje (06) Carnaval de Votorantim terá Samba Raiz!!!


Entre as diversas atrações do Carnaval 2011 em Votorantim, a praça de eventos “Lecy de Campos” será palco do encontro de artistas do samba raiz da região. As apresentações começam às 18 horas.
O samba raiz reúne artistas de renome da região, como Aureluce do samba; Panela do Samba, que traz sambista Chapinha também integrante do parte do grupo “Samba da Vela”; Salada Samba Rock e Samba em Família.
O objetivo do encontro é trazer toda a família até a praça para que ela acompanhe uma apresentação descontraída e assista uma cultura da cidade, que faz parte dos talentos de Votorantim. Além da apresentação, as crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis que estarão disponíveis durante todo o dia.
A programação segue até a terça-feira (08) com ações nos bairros e na região central de Votorantim. O governo municipal convida a toda a população a montar um bloco e venha para os desfiles que acontecem em vários pontos da cidade.
Confira a programação:


DIA
HORÁRIO
ATRAÇÃO
Segunda-feira (07)
16 às 18 horas
Matinê na Praça de Eventos "Lecy de Campos" com brinquedos infláveis e intervenções artísticas
19 horas
Trio elétrico saindo do Aquário Cultura, seguindo para o Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" e voltando para o Aquário Cultura.
Terça-feira (08)
A partir das
15 horas
Matinê na Praça de Eventos "Lecy de Campos" com brinquedos infláveis e intervenções artísticas



'A Cultura Pertence as Pessoas'