Páginas

28 de jan de 2011

"DERRUBANDO PAREDES, CONSTRUINDO MUSEUS"


 A Prefeitura Municipal de Votorantim, através Secretaria de Cultura e da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o desenvolvimento de ações de valorização do patrimônio material e imaterial do município. As propostas que serão desenvolvidas fazem parte do projeto “CONSTRUINDO MUSEUS, DERRUBANDO PAREDES”, desenvolvido pelo Museu Histórico Municipal.

A primeira ação foi uma visita ao Bairro do Carafá, para uma conversa com o Sr. Raimundo, representante da Associação de Moradores. Durante a conversa foram detectadas necessidades de ações de valorização da memória e de obras para melhorias na estrutura do Cemitério do Carafá, popularmente conhecido como Cemitério dos Índios. A Associação de Moradores já desenvolve ações de melhorias, e agora poderá contar com o apoio da prefeitura para aperfeiçoar o trabalho que está sendo feito de forma autônoma, a partir de uma persistente e organizada ação comunitária.

A primeira ação efetiva foi marcada para dia treze de março e será um levantamento de documentos, imagens e depoimentos do cemitério. Tudo o que for reunido será utilizado na produção de um curta metragem e apresentado a população na semana seguinte.

Os principais objetivos desta ação são: o levantamento do acervo disponível sobre o cemitério e seu entorno como forma de fortalecimento do acervo do Museu Histórico Municipal, a valorização das memórias locais e a produção de um material áudio-visual que pretende legitimar outras ações que serão desenvolvidas na comunidade, demonstrando a importância dessas memórias para o município de Votorantim.

O objetivo da Prefeitura Municipal de Votorantim é estender esse trabalho para outras comunidades, valorizando a memória de seu povo e os seus patrimônios, sejam eles materiais, como prédios, cemitérios, cachoeiras, acervos documentais e iconográficos, ou imateriais que correspondem a suas lendas, memórias, modos de fazer e tradições.



Débora Bergamini
Coordenadora de Patrimônio Cultural
Secretaria de Cultura de Votorantim - PMV

27 de jan de 2011

Núcleo de Formação: “Consciência e Reorganização Corporal”



O que é?

Dentro das novas linguagens oferecidas pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, nos Núcleos de Formação Continuada, está a de “Consciência e Reorganização Corporal”, que estará com inscrições abertas a partir da próxima terça-feira (01 de fevereiro).

A aula faz parte do Núcleo de Dança e tem o objetivo de atrair pessoas interessadas em refletir novas formas de trabalhar o corpo, sempre de maneira consciente e responsável. Durante os encontros os alunos terão toda a base necessária para qualquer trabalho com dança, mas reforçando que toda atividade é benéfica para o corpo. O curso é voltado para diversas áreas atendendo educadores, artistas, terapeutas e outros profissionais que possam ser multiplicadores de novas formas de organização.

Quando e quem pode participar?

As aulas serão ministradas uma vez por semana, sempre às segundas-feiras das 20h30 às 22 horas. Podem participar jovens com idades a partir de 18 anos. Ao todo são oferecidas 30 vagas.

Como me inscrever?

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura localizada na rua Joaquim Fogaça, 82 – Vila Dominguinho, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas. 
Mais informações pelo telefone 3243-1191.


" A Cultura Pertence as Pessoas! "

26 de jan de 2011

Votorantim - Inscrições para os Núcleos de Formação Continuada terão Inicio na Próxima Semana


A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, informa que as inscrições para os Núcleos de Formação Continuada terão início na próxima semana, dia 01 de fevereiro (terça-feira).
Além das atividades já existentes, o governo municipal abre dois novos núcleos, o de intervenção urbana (flash mob) e o de circo, com aulas sobre técnicas de perna de pau. As inscrições foram programadas de acordo com cada núcleo. Nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro serão para os núcleos de dança e intervenção urbana. No dia 04, as inscrições são para canto e audiovisual. Em 08, 09 e 10 fevereiro é a vez do núcleo de música e no dia 11 literatura. Entre os dias 15 e 17, podem se inscrever interessados em teatro, circo e artes visuais. As inscrições para vagas remanescentes serão de 22 a 25 de fevereiro.
Os interessados em se inscrever devem preencher uma ficha entregue pela Secretaria, apresentar cópias do RG ou certidão de nascimento e do comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do pai ou responsável legal. As aulas terão duração de 10 meses, com início em março.
Cada candidato só pode fazer inscrição em um curso. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Para se inscrever o candidato deve comparecer a Secretaria de Cultura, situada a rua Joaquim Fogaça, 82 – Vila Dominguinho, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O resultado será divulgado dia 04 de março no jornal “Município de Votorantim”.
O edital completo está disponível no site www.votorantim.sp.gov.br
Confira abaixo quais são os núcleos e linguagens oferecidas:

Canto:
- Coral Infantil (30 vagas)
- Coral Adulto (30 vagas)
Dança:
- Dança Contemporânea (50 vagas)
- Dança Teatro (90 vagas)
- Breakdance (30 vagas)
- Balé (40 vagas)
- Dança de Salão (120 vagas)
- Grupo de Estudos e pesquisa do corpo (30 vagas)
- Consciência e reorganização corporal (30 vagas)
- Dança de rua (30 vagas)
Artes Visuais:
- Escultura em Argila (20 vagas)
- Desenho Artístico (25 vagas)
- Graffiti (20 vagas)
- Fotografia avançada (10 vagas)
Intervenção Urbana:
- Flash Mob (vagas ilimitadas)
Música:
- Violão (25 vagas)
- Percussão (40 vagas)
- Viola (20 vagas)
- Iniciação a teoria musical (25 vagas)
Teatro:
- Teatro (infantil, juvenil e adulto) (130 vagas)
- Teatro de bonecos (30 vagas)
Literatura:
- Leitura pública (30 vagas)
- Contação de histórias (25 vagas)
Circo:
- Técnicas de perna de pau (30 vagas)
Audiovisual:
- Cinema e Vídeo (25 vagas)


'A Cultura Pertence as Pessoas!'