Páginas

1 de abr. de 2011

Prefeitura comemora mês do livro infantil com diversas oficinas




A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, dá início na próxima terça-feira (05) a uma programação especial em comemoração ao mês do livro infantil. Serão quatro oficinas ministradas pelo contador de história Mauricio Leite. As atividades acontecem na Biblioteca Municipal e no Auditório “Francisco Beranger”. O trabalho desenvolvido é uma parceria com o Instituto Conta Brasil.
A realização das oficinas é uma comemoração a três datas importantes que marcam o mês de abril. No dia 02, sábado, comemora-se no mundo inteiro o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil; no dia 18, a homenagem é para o escritor Monteiro Lobato que sede a data de nascimento para o Dia Nacional do Livro Infantil. E para finalizar, no dia 23 de abril é marcado pelo Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.
A Biblioteca Municipal fica no complexo urbanístico “José de Oliveira Souza”, entrada pela avenida 31 de Março; e o auditório municipal “Francisco Beranger” está situado a avenida vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro. Mais informações pelo telefone 3243-1191.

DIA
HORÁRIO
OFICINA
LOCAL
05 de abril
14h30
Literatura infanto-juvenil & mídia
Biblioteca Municipal
06 de abril
10h e 16h
Hora do Conto
Biblioteca Municipal

07 de abril
14h30
Mala de leitura e brinquedos populares de Buriti
Auditório “Francisco Beranger”
08 de abril
14h30
Ponto de tecer poesia
Biblioteca Municipal





'A Cultura Pertence as Pessoas'

PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL FARÁ APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO NO BAIRRO DO CARAFÁ


 Neste sábado, dia 02 de Março, á partir das 18 horas será realizada a apresentação do documentário “Derrubando paredes, construindo museus”, no bairro do Carafá. O projeto faz parte da ação educativa do Museu Municipal de Votorantim que apresentará o vídeo construído a partir de relatos das memórias dos moradores do bairro.


O projeto “Derrubando paredes, construindo museus”, é uma proposta da Secretaria de Cultura de Votorantim, que tem como objetivo valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade. Além da produção dos documentários, o projeto também contempla a reestruturação do espaço físico do museu, o museu Itinerante e a organização de seminários e palestras para formação patrimonial.


Segundo a historiadora Débora Bergamini, organizadora do projeto junto a Secretaria de Cultura, a produção de documentários que teve inicio do Bairro do Carafá e se estenderá para diversos bairros da cidade de Votorantim, tem o objetivo de preservar e valorizar as memórias da cidade. “Utilizamos as organizações civis da cidade para encontrar as histórias e memórias que a própria comunidade determina como relevante e filmamos essas pessoas contando suas histórias. É feita uma edição e apresentamos o resultado do trabalho para a própria comunidade, que se vê diante do telão”. A proposta é valorizar as histórias populares, lendas e tradições que diante de um mundo onde a massificação do modo de ser é cada vez maior, olhar para as características da comunidade onde estamos inseridos é um exercício de valorização da nossa própria identidade.

As próximas filmagens serão nos Bairros da Chave e da Barra Funda e o resultado dos trabalhos será apresentado durante a “8° Semana Internacional de Museus”, no mês de maio. A apresentação desse sábado será aberta ao público e acontecerá no Centro Comunitário do Bairro do Carafá. 


Débora Bergamini
Coordenação de Patrimônio Cultural - PMV

'A Cultura Pertence as Pessoas'

29 de mar. de 2011

Dia do Circo - 27 de Março!!!



Beverly Liley*




Comemora-se o dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
E é nesse espírito de festa e alegria que a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, os convida para as atividades que acontecerão na semana do Circo como segue tabela abaixo.
Os dias 30 e 31/03 e 01/04, nos horários das 09h e das 14h30 estão agendados para as escolas, mas há lugares disponíveis para  a comunidade, caso alguém prefira ir de manhã ou a tarde é só entrar em contato pelo telefone (015) 3243-1191.
As apresentações acontecerão na Praça Zeca Padeiro, ao lado da Prefeitura de Votorantim, em uma lona junto a Biblioteca Municipal!

 
Venham se descontrair um pouco com suas famílias e amigos e prestigiar os profissionais de nossa cidade.
 
Aguardamos vocês!



'A Cultura Pertence as Pessoas'

28 de mar. de 2011

SEMANA DO CIRCO EM VOTORANTIM!!!

[ Créditos Ilustração: Ivanke e Lola - www.ivanke.com ]


QUARTA-FEIRA – 30/03
QUINTA-FEIRA – 31/03
SEXTA-FEIRA – 01/04
SÁBADO – 02/04
DOMINGO – 03/04



 9h – escolas
Trupe e magia


14h30 – escolas
Trupe e magia


20h – Variado
Esquetes com palhaços, malabares e mágicos.



9h – escolas
Trupe e magia


14h30 – escolas e ou 3ª idade (SESI)
Trupe e magia


20h – Variado
Esquetes com palhaços, malabares e mágicos



9h – escolas
Trupe e magia


14h30 – escolas
Trupe e magia



20h – Comédia - Cara Suja











20h – A escrava Isaura











20h – A escrava Isaura
















      As apresentações acontecerão na Praça que fica ao lado da Prefeitura Municipal, em uma lona que será posta junta á Biblioteca Municipal!


'A Cultura Pertence as Pessoas'

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PROFESSORES DOS NÚCLEOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Ficha de Inscrição,
Tem que ser entregue na SECRETARIA DE CULTURA DE VOTORANTIM



Rua: Joaquim Fogaça, 65


Bairro: Dominguinho/Votorantim


Fone: 32431191 

 clique aqui

Relação dos Cursos Oferecidos e Regulamento

clique aqui





'A Cultura Pertence as Pessoas'

27 de mar. de 2011

Lançamento do CD da Orquestra de Violas Caipira de Votorantim

A Secretaria de Cultura de Votorantim convida á tod@s:


 Votorantim lança CD da Orquestra de Violas Caipira de Votorantim hj 


Praça Zeca Padeiro às 18h 


Entrada Gratuita!






'A Cultura Pertence as Pessoas'

Ficha de inscrição para Formadores - Cultura 2011

Olá Pessoas!


A ficha de inscrição para formadores culturais já está disponível para download, segue o link - http://secvotorantim.4shared.com/


Ou é só clicar no título deste post e você será direcionado ao link para a ficha no site 4Shared, é fácil!



'A Cultura Pertence as Pessoas'