Páginas

25 de jun. de 2011

Grupo Pererê neste domingo no Auditório Municipal


O Grupo Pererê é formado por (Maíra Simões, Luciana Catarina e Renato Murakami).
No CD Contando e Cantando Histórias, lançado em 2008, o Grupo Pererê  passeia pelo universo das lendas e mitos do imaginário popular brasileiro: lendas indígenas, sacis, curupiras e lobisomens povoam suas canções que são apresentadas por divertidas e deliciosas narrativas de causos e dessas próprias lendas. 
Em 2009 o CD Contando e Cantando Histórias foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2009 na Categoria Especial - Disco Infantil. 
O Espetáculo "Contando e Cantando Histórias" do Grupo Pererê foi selecionado do Edital n18 - Circulação de Espetáculos Musicais no Estado de São Paulo.
Está apresentação acontece neste domingo as 15:00 no Auditório Municipal de Votorantim. 

'A Cultura Pertence as Pessoas'

22 de jun. de 2011

Canto Caipira Continua sua Programação nesta semana

      O Canto Caipira é um espaço para fortalecer a identidade local, e para tanto a Secretaria de Cultura recolhe todo que confirme a história e a tradição da festa junina de Votorantim, para a realização do processo de tombamento da festa como patrimônio histórico. A tenda do Canto Caipira fica ao lado do restaurante da Comas, dentro do recinto da Festa Junina.

22/06 – quarta-feira

- Nucleo de Contação de Histórias de Votorantim
- Modas de Viola dos Amigos da Sesp


23/06 – quinta-feira
- Meire Cler
- Os Manduca de Fiúza

24/06 – sexta-feira
- O Violeiro com Adriano Gianolla e Karen Souza
- Cururu

25/06 - sábado
- Orquestra de Viola Caipira de Votorantim
- Festeiro Caipira - Circo Guaraciaba

Histórias Para Mudar o Mundo em Votorantim

Focando a participação na mobilização mundial para tornar o dia 21 de junho o Dia Internacional da Contação de Histórias, a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura promoveu nesta terça-feira (21), duas apresentações envolvendo a comunidade na valorização da oralidade. A primeira aconteceu às 12 horas, no terminal de ônibus e a segunda às 14 horas, no auditório municipal “Francisco Beranger”.

A comunidade aprovou a ação que mudou a rotina dos usuários do transporte público. “Foi uma surpresa, estava com pressa para pegar o ônibus, mas quando percebi que havia uma contação de história, parei para ouvir e valeu a pena. Recordei a época de infância quando ouvia meus avós. As histórias sempre dizem alguma coisa, distrai, mexe com o sentimento, faz a gente refletir. Para mim a história é como uma música, levanta o astral, por isso de forma alguma pode morrer essa cultura, ela será sempre bem vinda”, disse Givanildo Rodrigues da Silva, morador do Parque Jataí II.

A organização é da Rede Internacional de Contadores de Histórias em parceria com o Conta Brasil (Instituto dos Contadores de Histórias do Brasil) e os municípios, com base no tema “Histórias para mudar o mundo”. O objetivo foi realizar e registrar simultaneamente diversas ações pelos continentes, para depois contabilizar a quantidade de pessoas participantes e oficializar o dia. As ações desenvolvidas em todo o mundo serão registrados ao longo do dia no blog historiasparacambiarelmundo.blogspot.com.