Páginas

31 de ago de 2012

Começam as obras da praça dos Esportes e da Cultura na região do Jardim São Lucas




Comunidade receberá espaço com 3.600 m² para lazer

Começaram as obras para a construção de mais um importante espaço de lazer, prática esportiva e atividades culturais no município de Votorantim, desta vez para atender a região do Jardim São Lucas. A ação da Prefeitura é resultado do planejamento da administração que apresentou os projetos ao governo federal. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi emitida pela Caixa Federal na última semana.
A empresa responsável pelas obras, B.V. Engenharia Ltda, vencedora da licitação, cercou a área com tapume, fez a terraplanagem e está concluindo a instalação do canteiro de obras. Em seguida terão início os serviços de gabaritagem e fundação.
De acordo com a Prefeitura a proposta é oferecer à comunidade um espaço destinado para a prática esportiva e o desenvolvimento de atividades culturais, tudo isso com o acompanhamento de profissionais de suas respectivas áreas. No local haverá também um prédio com salas multiuso para o desenvolvimento do trabalho do Centro de Referencia de Assistência Social (Cras).
A praça será construída ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), já anunciada pela Prefeitura. Construída numa área de 3.695 m², a praça terá três blocos de construção, sendo um teatro com toda a estrutura, com camarim e coxia; quadra poliesportiva coberta e o terceiro prédio dotado com salas multiuso.
O espaço terá ainda academia de ginástica ao ar livre, playground, pista de skate e bicicletário. Serão utilizados ainda pisos intertravados e direcionais, além de rampas de acessibilidade.
Após o planejamento nas áreas de lazer e entretenimento, a Prefeitura vem readequando e revitalizando os espaços de lazer na cidade, como a praça de eventos “Lecy de Campos”; implantação de academia de ginástica ao ar livre na praça senador “José Ermírio de Moraes”, na Vila Dominguinho; academias de ginástica ao ar livre no Votocel e no Santos Dumont; reforma da praça “Sebastião Flausino”, no Jardim Archila e em andamento a reforma das praças Miguel Brasil, no Parque Bela Vista; Nossa senhora Aparecida, no Vorroroca, Santa Filomena no Rio Acima e praça Carlos Violino, no Jardim Serrano.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Projeto Votorantim em Cena hoje no Sesi Votorantim



Mais um Espaço de Opção Cultural na Cidade de Votorantim 
Votorantim em Cena
Realização Sesi Votorantim 
Data- 31/08 às 20h00
Local- Salão Social do SESI Votorantim
Entrada Franca
Livre para todos os públicos
Obs- Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência.
Celebrando 20 anos de carreira a cantora e compositora
Marcia Mah faz um mergulho no universo das tradições folclóricas.
Sob o olhar contemporâneo da artista, o show “Lá, lá, iá”
revela uma intérprete madura e focada no trabalho
de composição, em uma produção independente
pautada pela excelência das trocas culturais de sua trajetória.
O repertório, autoral, destaca as folias e modas de catira,
passeando pelo samba rural, a valsa-choro e canções, dando forma a
um rico painel do que a música brasileira oferece
de melhor dentro de cada gênero.




'A Cultura Pertence as Pessoas'

28 de ago de 2012

Espetáculo Cantadora de História e Bandas neste Sábado


Dia 01/09 Sábado as 20:00h 
Local: Auditório Municipal
Parceria: Secretaria de Cultura Votorantim 
Entrada Gratuita
Espetáculo: Cantadora de Histórias com

Com Giovana Mascarenhas e banda.

Direção musical, violão e flauta: Bruno Cavalcante
Sanfona: Ronaldo Richieri
Baixo: Mauricio Sérgio Dias Toco Dias
Percussão e bateria: Marco Corrêa
Trombone: Thiago Nogueira Amarelo
Cenário: Gerson Kriguer e Rodrigo Lopes
Figurinos: Daniela Dias e Mariza Fagundes
Produção: Gerson Kriguer e Zé Bocca.
Direção Geral: Zé Bocca




'A Cultura Pertence as Pessoas'

27 de ago de 2012

Votorantim é inserida no Circuito Cultural do SESI SP


Votorantim é inserida no Circuito Cultural do SESI SP

Parceria inédita na região traz apresentações renomadas para a cidade

A Prefeitura de Votorantim e o SESI SP fecharam uma parceria inédita na região e trazem para a cidade o Circuito Cultural. A ação, que terá início já em setembro, coloca Votorantim no cenário nacional, integrando um grupo seleto de municípios que recebem os espetáculos selecionados.

O Circuito Cultural chega a Votorantim nos mesmos moldes dos já realizados em outros 18 locais. No município as apresentações serão realizadas no auditório municipal “Francisco Beranger”. Com espetáculos gratuitos, o circuito terá início com música no dia 16 de setembro com o lançamento do DVD 25 anos de forró Trio Sabiá, a partir das 19 horas. Já em outubro é a vez do teatro com “A farsa do Mestre Pathelin”, “Amor por Anexins” em novembro, e outra atração musical no mês de dezembro ”Duo Brasileiríssimo”.

O diretor do SESI Votorantim, Julio Cesar de Souza Martins, destaca que o objetivo é continuar o trabalho de descentralização da cultura, que já vem sendo desenvolvido localmente, além de oferecer a formação do público e acesso as ações culturais. “É interessante que viram potencial em nossa cidade. É um privilégio para Votorantim ser a primeira em toda região a ser inserida no calendário”, destaca Martins, lembrando ainda que até então participavam apenas municípios que tinham teatros do SESI instalados.

A parceria entre Prefeitura e SESI já vem sendo desenvolvida ao longo dos anos com troca de experiência através de ações, como o grupo da 3ª idade e o Programa Atleta do Futuro.

Para Clayton Leme, secretário de Cultura, a institucionalização da cultura é uma política pública que vem garantir que a comunidade se aproprie da cultura de uma maneira geral. “Teremos a vinda de grupos reconhecidos no Brasil de diferentes Estados para apresentar ao cidadão os costumes, para discutir problemas, e principalmente, apreciar a arte em suas mais variadas formas”.

A expectativa é de que mais de mil pessoas participem das apresentações programadas. A agenda do Circuito Cultural Votorantim está disponível a população em prédios públicos, como a Secretaria de Cultura, Espaço Aquário Cultura e Biblioteca Municipal.

Valorizando artistas locais
Paralelo às apresentações do Circuito Cultural, o SESI local apresenta o “Votorantim em Cena”, que busca estimular a formação de plateia e incentivar as manifestações culturas da região. Após uma triagem foram selecionados dez grupos que vão se apresentar nas dependências do SESI.

Já na próxima semana, no dia 31, o público poderá conferir “Lá, lá, lá. Um canto plural brasileiro”. Em setembro é a vez do Desafio de Cururu (dia 14) e “A sina do Blues” (dia 28). Serão duas apresentações a cada mês até o dia 14 de dezembro.

Informações:
Secretaria de Cultura
Endereço: Rua Joaquim Fogaça, 82 – Vila Dominguinho.
Telefone:  (15) 3243-1191

SESI Votorantim - CAT “José Ermírio de Moraes Filho”
Endereço: Avenida Claudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Paraíso
Telefone  (15) 3353-9200



'A Cultura Pertence as Pessoas'