Páginas

16 de ago. de 2011

Reportagem Jornal Cruzeiro do Sul sobre o Núcleo de Audiovisual

Núcleo propõe filme colaborativo

Grupo fará vídeo com o tema "Amor em Foco"; ideia é estimular população a captar imagens de dois minutos


Dois minutos para falar do amor num vídeo: esse é o tempo de que disporão os interessados de Sorocaba e Votorantim em participar do projeto "Amor em Foco", do Núcleo de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura de Votorantim. A iniciativa é inspirada em "A Vida em um Dia" ("Life in a Day") produção de Ridley Scott, dirigida por Kevin Macdonald, vencedora do Sundance Festival. Na versão rodada em vários lugares do mundo, Scott e Macdonald compilaram quase 5 mil horas de imagens postadas na internet com relatos de pessoas anônimas sobre o sentido da própria existência. Foram registrados fatos que ocorreram nas vidas dos realizadores no dia 24 de julho de 2010. A equipe editou mais de 80 mil clipes (ou 4,5 mil horas de filmagem) para gerar o produto final, com 90 minutos de duração e 1.025 vídeos.




Agora, informa o coordenador da atividade do Núcleo de Cinema de Votorantim, Marcelo Domingues, a proposta é fazer com que cineastas, amadores ou não, e aficcionados façam o mesmo usando qualquer mídia para reproduzir sua leitura do gesto de amar. Vale usar telefone celular, câmera HD, ou equipamentos mais sofisticados. A abordagem é livre. O realizador tanto pode gravar uma participação, quanto mostrar situações que traduzam o sentimento. Esta é, ao que se sabe, a primeira experiência de filme colaborativo realizada na região (lembrando que podem se inscrever apenas realizadores das duas cidades).


"A figura de um animal de estimação, a homenagem prestada a alguém que já se foi, um abraço entre amigos, o sorriso, tudo enfim, pode servir de inspiração", comenta Domingues. Os trabalhos serão, depois de entregues, editados e ganharão a forma de um filme que será exibido dentro da programação do CineFest Votorantim, a se realizar em novembro naquela cidade. Conforme o cronograma divulgado ontem, os vídeos deverão ser entregues entre os dias 14 e 16 de setembro, das 9h às 20h, no Aquário Cultura.

O material pode ser gravado em DVD, fita, cartão de memória, ou qualquer outro formato, desde que não ultrapasse a duração de dois minutos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3243-1191, ou nos endereços eletrônicos www.navvot.blogspot.com; nucleo-votorantim.blogspot.com e http://www.secvotorantim.blogspot.com/.



'A Cultura Pertence as Pessoas' 


15 de ago. de 2011

Intervenção Fotográfica nos Muros da Cidade

GALERIA DA RUA

Para comemorar o dia da fotografia, dia 19 de Agosto, o Núcleo de Fotografia da Secretaria de Cultura de Votorantim apresentam o projeto "GALERIA DA RUA".

Uma intervenção fotográfica com trabalhos produzidos pelo Núcleo de Fotografia, tendo como suporte grandes painéis afixados em pontos estratégicos e em muros no centro da cidade. A proposta dessa intervenção é aproximar a população da arte da fotografia usando a própria cidade como imagem e seus aspectos cotidianos. Este projeto é fruto do trabalho que esse Núcleo vêem desenvolvendo com saídas fotográficas, e como primeiro trabalho optou por registrar os aspectos urbanos da cidade como, ruas, becos, terminal rodoviário, pista de skate. Além de Votorantim, o Núcleo expandiu o universo além muro, focando em outras manifestações culturais como a visita dos índios Kuikuros do Xingú á cidade de Juquitiba em abril de 2011.
A Intervenção Vai acontecer neste Sábado pela cidade pela manhã.


'A Cultura Pertence as Pessoas'