Páginas

30 de set. de 2011

Semana da Juventude


Espetáculo ‘Marias do Brasil’ e fórum sobre
jovem e cultura abrem Semana da Juventude

Para abrir a Semana da Juventude, a Prefeitura de Votorantim, por meio da secretaria de cultura vai realizar o I Fórum Jovem e Cultura neste sábado, dia 1, às 14 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger.

Para tanto, o Ponto de Cultura da cidade de Itapeva "Jovem Cultura em Ação" foi convidado para compartilhar a experiência e mostrar seu trabalho, um teatro musical intitulado "Marias do Brasil", que será apresentado às 20 horas também no auditório, com entrada gratuita. Esse grupo vai ser recebido e acolhido pelo Núcleo de Teatro da secretaria coordenado pela professora Adriana Afonso Oliveira.

O Ponto "Jovem Cultura em Ação" é uma das entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Seu principal objetivo é a formação de arte-educadores-sociais, por meio da construção de cultura de transformação com jovens e adolescentes entre 13 e 25 anos, possibilitando formação de habilidades em linguagens artísticas, inicialmente tendo em sua grade curricular a dança, o canto e o teatro.
Na estrada há dois anos, o Ponto já apresentou as peças Musical da Paixão de Cristo, Auto do Menino Deus, Marias do Brasil e Qual é o seu valor.

Marias do Brasil
Obra de Chico César que conta de maneira alegre e divertida a história do príncipe português chamado Pedro. Desesperada com a possibilidade de algum mal acontecer ao filho, a rainha Maria Louca convoca as fadas madrinhas Maria Fumaça, Maria Mole e Maria Escandalosa para proteger o príncipe, porém, o menino é amaldiçoado pela vilã Maria Fedida no dia de seu nascimento. As fadas fogem com o menino em direção às índias, mas durante a viagem muitas aventuras acontecem. 


"A cultura pertence as pessoas"

28 de set. de 2011

XV Revelando São Paulo - Artistas de Votorantim

Artesões de Votorantim levam arte sacra em
madeira e argila para o Revelando São Paulo
Os artesões votorantinenses Chico Santeiro (obras em madeira) e Osvaldo Pedro (obras em argila) estiveram participando entre os dias 9 e 18 de setembro do “XV Revelando São Paulo”. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, os artistas expuseram e comercializaram suas obras sacras além de confeccionarem outras durante o evento.
Esta é a primeira vez que Oswaldo participa do evento. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que passaram por lá. Foi muito produtivo”, comenta o artista. “Vendi algumas peças e fiz muitos contatos e encomendas”, completa ele que diz que ano que vem estará preparado com a confecção dos santos mais procurados, como São Gonçalo, São Francisco e Santo Expedito.

Revelando
O Revelando São Paulo está em sua XV edição. É realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Cultura. Esta edição contou com um público de 1,5 milhões de pessoas que presenciaram as várias ações, como o espaço quilombola, as saídas fotográficas com mais de 60 fotógrafos inscritos, o espaço cigano e o espaço fazendinha.
 
Os artistas Chico Santeiro e Osvaldo Pedro durante o XV Revelando São Paulo

Começa a Semana da Juventude Neste Sábado com I Fórum Jovem e Cultura Participem


'A Cultura Pertence as Pessoas'

O Espetáculo Musical "Marias do Brasil" abre a Semana da Juventude da Cidade

O Ponto de Cultura Jovem "Jovem Cultura em Ação" da cidade de Itapeva é uma das entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades.
Seu principal objetivo é a formação de arte-educadores-sociais, por meio da construção de cultura de transformação com jovens e adolescentes entre 13 e 25 anos, possibilitando formação de habilidades em linguagens artísticas, inicialmente, tendo em sua grade curricular a dança, o canto e o teatro.Um dos seus desejos é disseminar ainda mais a cultura do Teatro Musical no município e região.
Na estrada há dois anos, o Ponto já apresentou as peças Musical da Paixão de Cristo, Auto do Menino Deus, Marias do Brasil e Qual é o seu valor.

Neste espaço, vamos mostrar tudo isso e mais um pouco.
Sábado no Auditório Municipal das 1400 as 16:00 participando do Fórum Jovem e Cultura
E as 20:00 com o Espetáculo Marias do Brasil

Não deixe de conferir e colaborar com a discussão da cultura.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

26 de set. de 2011

Viola, Causos e Crendices - como foi...


“Viola, Causos e Crendices” emocionou
o público neste fim de semana

Apesar da mudança de clima ocorrida neste fim de semana, um grande número de pessoas compareceram no projeto ‘Violas, Causos e Crendices’, ocorrido no sábado, 24, no Espaço Aquário Cultura.

O anfitrião da noite, Zé Bocca, foi de mesa em mesa ascendendo as velas, pois é assim que era feito antigamente – tradição de ascender o fogo e as pessoas se reuniam em volta para ouvir e contar histórias. Os presentes também puderam se servir de sopa de mandioca e doces típicos enquanto assistiam as atrações.


O primeiro a se apresentar foi Jiddu Saldanha, que emocionou o público com suas histórias. Logo depois foi a vez de Maurício Toco, que juntamente com Fabio da Viola tocaram e cantaram varias modas de viola, a maioria bem conhecida do público. Por ultimo, As Fiandeiras da Palavra envolveram os presentes com suas histórias, parte do espetáculo “A morte, a rosa, a cantiga – contos de amor sobre a força feminina”

 
O evento que traz um ambiente propício para escutar histórias, causos e modas foi promovido pela prefeitura de Votoranim através da secretaria de cultura em parceria com o Instituto Conta Brasil.


Revelando São Paulo - Bandeira do Divino


“Bandeira do Divino” de Votorantim representou
a cidade no XV Revelando São Paulo


 
Com apoio da prefeitura municipal por meio da secretaria de cultura, o grupo de manifestação popular da Bandeira do Divino da cidade representou Votorantim no XV Revelando São Paulo no dia 18 de setembro. Essa manifestação que vem se reorganizando há cerca de 10 anos levou para o evento 72 participantes divididos em dois ônibus. Vale lembrar que a “Folia do Divino” faz parte da cultura popular do estado de São Paulo.

 
O grupo foi de ônibus até o Parque da Juventude no bairro do Carandiru em São Paulo onde se encontraram com caminheiros de diversos lugares e juntos seguiram em cortejo até o parque do Trote na Vila Guilherme, acompanhados de carros de bois, charretes, charolas (carros de bois enfeitados com flores que levam imagens sacras), além do Congado Paulista.




Este é o oitavo ano que Votorantim tem representatividade com a bandeira do divino no Revelando. “Este ano tivemos um maior número de participantes”, disse dona Maria Pedroso que estava a frente do grupo. “Somos muito bem acolhidos no evento. Vamos para mostrar a nossa fé e aquilo em que acreditamos”, completa ela emocionada, pois durante a cerimônia transreligiosa pela paz conseguiu entregar ao governador Geraldo Alckmin a “medalhinha do divino” e que o mesmo a deixou exposta na camisa durante todo o evento. “É como ganhar um troféu ver o governador usando. Voltamos com o sentimento de missão cumprida. Conseguimos deixar nossa mensagem”, completa.

Uma notícia que deixou o grupo bastante entusiasmado foi o anúncio do governador de que a Folia do Divino irá virar patrimônio histórico. “Essa notícia é muito importante, pois assim a gente sabe que não vai acabar, vai ficar para as gerações futuras”, declara dona Maria.



Revelando
É realizado pelo Governo do estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Cultura. Nos dez dias de festival foram 300 atrações no palco, 160 espaços de artesanato, 90 espaços de culinária e Rancho Tropeiro para levar aos moradores paulistanos a cultura tradicional que escreve a história do estado de São Paulo. Um público estimado de 1 milhão e 200 mil pessoas passaram pelos pavilhões de culinária e artesanato.
A XV edição do festival trouxe várias ações, como o espaço quilombola, as saídas fotográficas com mais de 60 fotógrafos inscritos, o espaço cigano e o espaço fazendinha.

TELA ABERTA presta homenagem à Truffaut e ao Cinema


A NOITE AMERICANA

(Dir: François Truffaut, França, 1973)

Em “A Noite Americana” Truffaut declara sua paixão pelo cinema utilizando o próprio como ferramenta de reflexão, num exercício metalinguístico de rara beleza. O filme serve também como uma aula de como funciona uma produção cinematográfica. Na história, o próprio Truffaut interpreta o diretor de um filme cuja produção atravessa por inúmeros problemas, desde atores com problemas sentimentais à falhas nos equipamentos e pressão dos produtores. Humor, drama e poesia se misturam num filme clássico, feito por e para amantes da sétima arte.





TELA ABERTA

Nesta quarta 28/09 às 19:00h.
Projeção à céu aberto em frente à Biblioteca Municipal – Votorantim
Núcleo Audiovisual da Secretaria da Cultura de Votorantim
Info: (15) 3243.1191

'A Cultura Pertence as Pessoas'