Páginas

18 de fev. de 2011

GRUPO DE B-BOYS ENCERRA HOJE O "MOBILIZA CULTURA"

                                                                                 
Explorando a harmônia, os efeitos e a batida da música, o grupo de break dance GATUNOS CREW apresenta-se hoje em Votorantim.      

O grupo formado por jovens de Votorantim, surgiu dentro do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Cultura. Segundo seus membros, o trabalho que será apresentado hoje foi inspirado nas relações de união e conflito existentes dentro das equipes, uma das características é a denúncia aos perigos da conduta individualista.


Durante o espetáculo o grupo utiliza-se de diversas linguagens para transmitir sua ideologia, entre elas está a utilização da representação de uma arma de fogo, que metaforiza a intenção do grupo em atingir seu público com palavras.

O nome do grupo também constitui-se através de metáforas, já que a palavra gatuno refere-se a “aquele que rouba”, referência utilizada para relacionar-se ao seu propósito de “roubar idéias”. Já o crew é uma denominação utlizada em todos os grupos de b-boys, como por exemplo: Suburban Crew, Gambler Crew, Back Spin Crew, entre outros.


Atenção ao Local, Horário e Afins:

LOCAL: Auditório Municipal Francisco Beranger
HORÁRIO: 20:00hs
ENTRADA: 1 litro de água mineral


'A CULTURA PERTENCE AS PESSOAS'

CIRCO TEATRO GUARACIABA HOJE NO AUDITÓRIO MUNICIPAL

CIRCO TEATRO GUARACIABA APRESENTA:




Comédia "Que Mãe que Arranjei"





Resumo da peça:


O palhaço Fedegoso volta à cena nessa divertida comédia.


Tentando ajudar o seu patrão a dar o "golpe do baú", Fedegoso irá representar o mais difícil personagem de sua vida: a mãe de seu patrão.




2ª parte do evento vem com atrações circenses: malabaristas, mágicos e palhaços com a Trupe Circo-Teatro Guaraciaba. [ Direção: Alexandre Malhone ]



'A Cultura Pertence as Pessoas'


Carnaval de Votorantim perde, OU GANHA sua força investindo na familia [ ? ]

Olá Pessoas!
A matéria a seguir foi extraída do Jornal Cruzeiro do Sul, o qual indaga quanto a ganhos e 'perdas' em se investir num carnaval para família, e você, o que pensa sobre isso? 
Mande-nos opiniões para: secvotorantim@gmail.com

'Carnaval de Votorantim perde sua força'
Secretário da Cultura opta por não trazer grandes nomes para a Praça Lecy de Campos, como era tradicional
Notícia publicada na edição de 18/02/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

José Antônio Rosa
Referência em nível regional até bem pouco tempo no que se referia ao Carnaval, Votorantim optou por organizar, este ano, um evento "mais voltado à família". Foi essa, pelo menos, a justificativa dada pelo secretário da Cultura do Município, Clayton Leme, para anunciar o que chamou de "reestruturação" da festa, que chegou a reunir, em edições passadas, na Pça. Lecy de Campos, conforme estimativa dos organizadores, público de até 20 mil pessoas por noite.

No lugar da folia propriamente dita, a cidade deverá recorrer ao desfile de blocos que percorrerão bairros, atividades para as crianças com brinquedos infláveis, intervenções artísticas, Trio Elétrico e uma roda de samba. 
Denominada "Me Leva que eu Vou", a programação que será realizada entre os dias 4 e 8 de março, contará (quem diria) com o reforço de blocos de Sorocaba, como o Quilombinho, um dos destaques do roteiro. O município também abriu mão dos shows com nomes consagrados, prática comum nas edições anteriores da festa. 
O secretário argumenta que preferiu abrir espaço para os talentos locais. Clayton garante que "o perfil da população mudou". "As pessoas, hoje, buscam outras alternativas. Muita gente aproveita para viajar. Temos, além disso, um número expressivo de evangélicos, que não prestigiam esse tipo de festejo". 
Para o titular da Secult, o Carnaval "perdeu a força" nas regiões do interior do Estado. "Essa é uma realidade observada já há algum tempo. Quanto mais perto do sul do país, menos ênfase o evento merece. Em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, por exemplo, não se dá tanta importância a isso". 
Clayton Leme diz que os exemplos do Rio de Janeiro e da Bahia não podem servir de parâmetro. "Nesses lugares, existe todo um processo de formação cultural da comunidade. O carioca vive no morro, respira samba, vive essa expectativa o ano todo; o mesmo ocorre com os baianos". 
Na conversa que manteve com o Mais Cruzeiro, o secretário falou da expectativa do público que procura diversão nessa época do ano. "Estamos mais preocupados com os valores familiares. Há uma diferença entre se divertir e se deixar levar pela euforia, pelos excessos, pelos abusos". 
A proposta, reiterou Clayton, consiste em "resgatar a tradição e reunir os blocos carnavalescos da cidade, e fazer com que crianças e adultos venham fantasiados para se divertir com toda a segurança e qualidade". 


Programação 

Dia 4 de março, sexta-feira, às 18h, com o Bloco Amigos da Cultura, que se concentra na Pça. do Expedicionário, no Parque Bela Vista, e de lá segue até a Pça. Lecy de Campos. 
No sábado, das 16h às 18h, acontece o Carnaval nos bairros Itapeva e Vila Nova Votorantim, com bandas marciais (que o secretário Clayton Leme entende ser importante resgatar). 

No domingo, no mesmo horário, a atividade se repete nos bairros Novo Mundo e Serrano. 
Paralelamente, acontece a matinê na Pça. Lecy de Campos. No espaço, entre 18h e 23, ocorre o encontro Samba de Raiz. 
Na segunda-feira, dia 7, das 16h às 18h, haverá matinê no mesmo recinto. Às 19h, sai, do Aquário Cultura, que segue para o complexo urbanístico "José de Oliveira Souza". Na terça-feira, 8, último dia da festa, volta a ser realizada matinê, das 15h às 18h30, na Pça. Lecy de Campos.





Agora, reflitamos: o que é o Carnaval no contexto de Votorantim? 



'A Cultura Pertence as Pessoas!'

Último dia do 'Mobiliza Cultura' !!!

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a COMAS (Comissão de Assistência Social) realiza hoje, o último dia da ação “Mobiliza Cultura” que foi pensada em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.
Dentro dessa iniciativa, artistas locais e regionais, sensibilizados com a tragédia, doaram (ão) seus talentos, através de shows, em troca de água.
A apresentação ocorrerá das 20 às 22 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”.
Vale lembrar que a Comas já encaminhou 25 toneladas de donativos para o Rio de Janeiro no mês passado.
Programação de HOJE:
Dia 18 de fevereiro - SEXTA-FEIRA - Apresentação de Hip-Hop, seguido do espetáculo circense “Que mãe que eu arranjei”, produzido pelo circo-teatro Guaraciaba com direção de Alexandre Malhone, além de palhaços, malabares e mágicas.
"A Cultura Pertence as Pessoas"

Carnaval 2011 vai resgatar a tradição da folia em Votorantim!!!



Carnaval é Cultura, pertence as pessoas!

A programação do carnaval 2011 em Votorantim já está definida. O evento, que este ano terá o tema “Outros carnavais – me leva que eu vou!”, tem o objetivo de resgatar a tradição, reunir os blocos carnavalescos da cidade e fazer com que a família possa comemorar com qualidade e segurança.
E no intuito de reunir a população de Votorantim, a Secretaria de Cultura está convidando os blocos ou interessados em montar um, a participar do Bloco Amigos da Cultura, que vai circular pela cidade durante os dias de festa. Para participar basta ligar para o telefone 3243-1191 ou pelo e-mail sec@votorantim.sp.gov.br.
As atividades deste ano serão divididas entre atrações artísticas e brinquedos infláveis na praça de eventos “Lecy de Campos” e diversas ações em bairros da cidade. As atividades começam na sexta-feira (04) e seguem até terça-feira (08).
Olha só a programação:

DIA
HORÁRIO
ATRAÇÃO
Sexta-feira (04)
18 horas
Blocos Amigos da Cultura - concentração na Praça do Expedicionário (Parque Bela Vista) seguindo para a Praça de Eventos "Lecy de Campos" onde haverá música e brinquedos infláveis
Sábado (05)
16 às 18 horas
Carnaval nos bairros Itapeva e Vila Nova Votorantim com bandas marciais circulando pelas ruas dos bairros
A partir das
18 horas
Blocos da cidade - concentração na Associação de Amigos de Bairro da Chave em direção a Praça de Eventos "Lecy de Campos" onde haverá música e brinquedos infláveis.
Domingo (06)
16 às 18 horas
Carnaval nos bairros Jardim Novo Mundo e Jardim Serrano com bandas marciais circulando pelas ruas dos bairros
16 às 18 horas
Matinê na Praça de Eventos "Lecy de Campos" com brinquedos infláveis e intervenções artísticas
18 às 23 horas
Encontro Samba de Raiz na Praça de Eventos "Lecy de Campos":
- Panela do Samba
-Aureluce
-Salada Samba Rock
-Samba em Família
Segunda-feira (07)
16 às 18 horas
Matinê na Praça de Eventos "Lecy de Campos" com brinquedos infláveis e intervenções artísticas
19 horas
Trio elétrico saindo do Aquário Cultura, seguindo para o Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" e voltando para o Aquário Cultura.
Terça-feira (08)
A partir das
15 horas
Matinê na Praça de Eventos "Lecy de Campos" com brinquedos infláveis e intervenções artísticas



'A Cultura Pertence as Pessoas'

16 de fev. de 2011

“Mobiliza Cultura” tem samba-rock e choro nesta quinta !!!


Os grandes clássicos do samba-rock, desde os anos 70 e o tradicional choro serão apresentados nesta quinta-feira (17), a partir das 20h, na praça “Manoel Colono” pelos grupos “Salada Samba-Rock” e Tocaia, respectivamente. 
Os shows fazem parte da ação “Mobiliza Cultura” promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a COMAS (Comissão Municipal de Assistência Social), que visa arrecadar neste dia material de higiene pessoal em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
O grupo Salada Samba Rock reúne rockeiros e sambistas que se uniram por causa da paixão pela música há cerca de dois anos e hoje homenageiam grandes nomes como Seu Jorge, Sandália de Prata, Bem Jor, entre outros. Fazem parte da banda os músicos: René (tamborim e voz), Soneca (trompete e vocal), Evandro (baixo e vocal), Artur (guitarra), Barba (percussão) e Manu (percussão).
Já o Tocaia, nome dado ao grupo de Choro, em homenagem ao livro de Jorge Amado “Tocaia Grande”, que retrata festas regadas a música, traz o choro em formação tradicional com violão, cavaquinho, pandeiro e bandolim. Seu repertório traz sucessos de Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de algumas polcas de Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga.
Dentro dessa formação estão Luisin (bandolim), Barba (pandeiro), Fabinho (sete cordas) e Ângelo Muraro (cavaquinho).
Mais informações pelo telefone 3243-1191
'A Cultura Pertence as Pessoas!'

A SECRETARIA DE CULTURA DE VOTORANTIM FARÁ APRESENTAÇÃO DE SUA ESTRUTURA DE TRABALHO À POPULAÇÃO.

                                                                                 
O Governo Municipal de Votorantim através da Secretaria de Cultura vem desenvolvendo um trabalho intenso na organização e criação de espaços de produção de conhecimento local/global, investindo pesadamente na ampliação da auto estima da cidade através da Formação Continuada em inúmeras linguagens artísticas, como também vem desenvolvendo parcerias com a sociedade civil para uma maior articulação com a cidade.


Para que estas ações e programas pudessem ser transformadas e vistas de maneira mais concreta foi necessária a reestruturação de todo o modo de entendimento e funcionamento burocrático da SEC no ano de 2010.

Neste momento temos o prazer e a satisfação em convidar a todos para uma explanação dos novos modos operantes e organização da Secretaria de Cultura de Votorantim, esclarecendo assim como poderemos atender as demandas relacionadas a políticas públicas culturais em nossa cidade e ao programa de governo na cidade de Votorantim.

Gostaríamos de poder contar com sua presença, que em muito poderá contribuir para a reflexão e possíveis ajustes. Sem mais, antecipamos nossos agradecimentos certos de podermos contar com sua participação!

Atenção á data, hora, local e para mais infos contato:

Dia 19 de Fevereiro de 2011

Hora: 10h

Local: Auditório Municipal “Francisco Beranger”

Infos: sec@votorantim.sp.gov.br – (15) 3243-1191

Twitter: @secvotorantim



'A Cultura Pertence as Pessoas!'

15 de fev. de 2011

Mobiliza Cultura tem música instrumental nesta quarta (16)



O grupo de música instrumental “Tributo a Minas” é a atração do “Mobiliza Cultura” desta quarta-feira, dia 16, a partir das 20 horas, no auditório municipal “Francisco Beranger”. Essa iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a COMAS (Comissão de Assistência Social) em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. 
A entrada é um litro de água.
Idealizado pelo músico Bruno Cavalcante, “Tributo a Minas” traz, em versão instrumental, uma releitura de canções de dois artistas mineiros consagrados: Milton Nascimento e Toninho Horta.
No repertório, foram escolhidas músicas já conhecidas do público, como “Milagre dos Peixes”, “Vera Cruz” e “Tarde”, do Milton Nascimento; e “Beijo Partido”, “Pedra da Lua” e “Francisca”, de Toninho Horta.
O grupo é formado por Bruno Cavalcante (guitarra e violão), Eloy Porto (trombone), Eric Alexandre (sax tenor, soprano e flauta), Fúlvio Moraes (bateria) e Marcel Bottaro (contrabaixo), músicos que já se conhecem há sete anos, desde quando ingressaram na Orquestra “Vintena Brasileira”, regida por André Marques, pianista de Hermeto Pascoal.
O auditório municipal fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro – próximo ao terminal de ônibus. As apresentações do Mobiliza Cultura seguem até o dia sexta-feira (18). Mais informações pelo telefone 3243-1191.

'A Cultura Pertence as Pessoas!'

Começa o Mobiliza Cultura hoje!!!



Dia 15/02
Horário 20:00 as 22:00 
Local: Auditório Municipal 'Francisco Beranger'
Av.  Vereador Newton Vieira Soares, s/nº (ao lado do terminal de ônibus São João)

·         Orquestra de Viola de Votorantim

·         D Alechandre e Emanuel

·         Gomes e Gonzalvez

·         José Rosa e José Carlos

·         Musical Souza

Doação: 1 Litro de água

'A Cultura Pertence as Pessoas!'

14 de fev. de 2011

Comissão de Patrimônio Cultural se reúne para discutir propostas para o Município.

A Comissão de Patrimônio Cultural, criada em 2010 para discutir a proposta de reconstrução do “Centro Histórico de Votorantim”, se reuniu hoje para discutir propostas relacionadas ao patrimônio do município.

A reunião contou com a presença dos senhores Antônio Francisco Gonçalves, Éder Benetti, Paulo Fontes e Adriano Gianolla.

Conselho de Patrimônio Cultural realizada dia 14/02, as 10:00h
Ao longo da reunião, a Coordenadora de Patrimônio Cultural e historiadora da SEC, Débora Bergamini apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, visando a valorização do patrimônio cultural de Votorantim, entre elas está a efetivação da ação educativa do museu, através de três linhas de trabalho: reestruturação do espaço físico do Museu Histórico Municipal, com adaptações que tornam o espaço mais didático e acessível;digitalização do acervo público e do que está sob guarda da sociedade civil;produção audiovisual do patrimônio imaterial da população votorantinense.

Foram também discutidas a lei de patrimônio do município, que esta em processo de efetivação juntamente com o Sistema Municipal de Cultura e a situação de alguns patrimônios materiais da cidade.

Os membros da comissão apresentaram suas opiniões sobre os projetos e acrescentaram idéias as propostas já em andamento. Segundo o Sr. Antônio Francisco Gonçalves a ação de valorização da memória do Bairro do Carafá é extremamente importante para a comunidade. O fotógrafo Adriano Gianolla confirmou sua presença no Carafá, assim como os outros membros da comissão.

 [ Débora Bergamini 
             Coordenação de Patrimônio Cultural
Secretaria de Cultura - PMV ]

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Núcleos de Formação Continuada seguem com inscrições abertas




Interessados em artes visuais, circo e teatro devem procurar a secretaria até quinta-feira

A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, estará com inscrições abertas para os interessados em participar dos Núcleos de Formação Continuada nas aulas de teatro, teatro de bonecos, técnicas de perna de pau, desenho artístico, fotografia avançada, escultura com argila e graffiti.
As inscrições vão de terça (15) a quinta-feira (18) das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Secretaria de Cultura, situada a rua Joaquim Fogaça, 82 – Vila Dominguinho. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada.
Os interessados em se inscrever devem preencher uma ficha entregue pela Secretaria, apresentar cópias do RG ou certidão de nascimento e do comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do pai ou responsável legal. As aulas terão duração de 10 meses, com início em março.
Confira os horários das aulas e o número de vagas disponíveis:

Artes Visuais:
Escultura em Argila (20 vagas)
Terças-feiras – 15 às 17 horas – a partir dos 15 anos
 - Desenho Artístico (25 vagas)
Terças-feiras – 19 às 21 horas – a partir dos 15 anos
 - Graffiti (20 vagas)
Quintas-feiras – 14 às 17 horas – a partir dos 16 anos
 - Fotografia avançada (10 vagas)
Quintas-feiras – 19 às 21 horas – a partir dos 15 anos
Teatro:
- Teatro (infantil, juvenil e adulto) (130 vagas)
Sextas-feiras, nos horários:
19 às 21 horas – a partir dos 15 anos
08 às 9h30 – 07 a 11 anos
14 às 15h30 – 07 a 11 anos
09 às 11h30 – 12 a14 anos
15h30 Às 17h30 – 12 a 14 anos
 - Teatro de bonecos (30 vagas)
Segundas-feiras – 14 às 17 horas – a partir dos 15 anos
Circo:
- Técnicas de perna de pau (30 vagas)
Terças-feiras – 19h30 às 21h30 – a partir dos 16 anos



'A Cultura Pertence as Pessoas!'

C O N V I T E !!!



'A Cultura Pertence as Pessoas!'