Páginas

29 de abr. de 2011

Formas e Jeitos de Dançar em Votorantim

Grupo de Dança Contemporânea para Mulheres.

Coordenado pela prof Regina Claro
O grupo resolveu compartilhar aqui no Blog
experiência, sensações, e o que a dança tem de mais real e cotidiano
A Secretaria agradece o compartilhar, e esse jeito de dançar... 

'A Cultura Pertence as Pessoas'

28 de abr. de 2011

ENTÃO VAMOS DANÇAR

Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o responsável pelas transformações da linguagem em sua transição da corte real aos palcos, através de suas cartas, sendo considerado o criador do balé moderno.
Entre os objetivos da comemoração ao Dia da Dança estão o fomento da linguagem enquanto área de conhecimento, ocupando espaços como instituições de ensino informais, formais e criando o diálogo com o público geral. O Brasil possui cursos em Universidades e Faculdades de todo o Brasil e um Mestrado formado recentemente na área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A relação da Dança enquanto área de conhecimento, produz ações que trazem a reflexão sobre a profissão até debates mais específicos de produção da linguagem. Cabe a sociedade compreender o quanto a produção de símbolos e a reflexão sobre o corpo é necessária para a sociedade.
A Secretaria de Cultura de Votorantim através de seu Núcleo de Dança realiza nesse ano parceria com outras cidades, instituições e grupos para a criação de redes e trocas de conhecimento. Votorantim em parceria com a Faculdade de Artes do Paraná (Centro Academico de Dança), Fórum de Dança de Curitiba e Estúdio Regina Claro (Sorocaba). As cidades através de seus grupos realizarão atividades durante o dia todo, como debates, fóruns, exibição de vídeos, apresentações artisticas e outros.
Votorantim irá realizar dois flash mobs em parceria com a escola Daniel Verano e exibirá vídeo-dança aberto a comunidade a partir das 20h no Aquário Cultura e simultaneamente na praça de eventos.  
'A Cultura Pertence as Pessoas'

27 de abr. de 2011

FLASH MOB DIA INTERNACIONAL DA DANÇA NESTA SEXTA 29/04

Oi gente, como prometido, anotem aí o Local e Horário da nossa Intervenção Urbana em comemoração do dia Internacional da Dança
LOCAL: Em frente a Escola Daniel Verano
ENDEREÇO: Rua: Carlos Luvison, 180 - Prq B Vista, Votorantim, 18110-435
HORÁRIOS: 9:00 da manhã e 15:00 da tarde
Esperamos todos..



'A Cultura Pertence as Pessoas'

26 de abr. de 2011

NESTA SEXTA COMEÇA A 1º EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS EM VOTORANTIM



A Prefeitura de Votorantim dá início na próxima sexta-feira (29) a 1ª Exposição Nacional de Orquídeas. O evento tem a parceria do Circulo Orquidófilo Sorocabano e será realizado nos dias 29/30 de abril e 01 de maio no Centro Esportivo do SESI de Votorantim.
Além da exposição e premiação das melhores plantas, entre os destaques do evento estão o baile das orquídeas, organizado pelo grupo da terceira idade "Unidos do Sesi", na sexta-feira (29) às 21 horas, e o Torneio de Pesca que acontece no sábado (30) a partir das 09 horas. Os três dias de exposição serão marcados por diversas atividades recreativas espalhadas por todo o recinto para toda a família.
O Sesi – Votorantim fica na avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Paraíso. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3353-8634/ 3243-1899.
Confira a programação completa:


SEXTA-FEIRA (29/04)
19h30 – Solenidade de abertura da exposição
A partir das 21 horas – Grande Baile das Orquídeas – Grupo da Terceira Idade "Unidos do SESI".
Até às 22 horas – Exposição e venda de plantas aberto ao público

SÁBADO (30/04)
09 às 12 horas – Torneio de Pesca
09 às 18 horas – Feira de Artesanato
09 às 20 horas – Exposição e venda de orquídeas
10 e 15 horas – Curso básico de cultivo de orquídeas
15 às 18 horas – Tarde de Seresta

DOMINGO (01/05)
09 às 11 horas – Manhã Musical'
09 às 17 horas – Exposição e venda de orquídeas
10 horas – Curso básico de cultivo de orquídeas
12 às 14 horas – Almoço Especial
14 às 18 horas – Feira de Doces
15h30 – Premiação das plantas e cultivadores
16 horas – Apresentação da fanfarra Wilson Prestes Miramontes
17h30 – Encerramento da Exposição

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
'A Cultura Pertence as Pessoas'

Cultura promove atividades em parceria com escolas estaduais


A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura prepara para a próxima semana mais uma atividade em parceria com a Diretoria Regional de Ensino que vai atender alunos da rede estadual. As ações foram definidas durante reunião realizada entre a secretaria com todos os diretores e coordenadores das unidades escolares da rede estadual e tem como meta atender 1920 alunos, além dos jovens do núcleo de música.


O secretário de Cultura, Clayton Leme, destaca que o objetivo é contribuir para a política pública da juventude onde serão desenvolvidas diversas ações. Recentemente os alunos da rede puderam assistir o espetáculo teatral “Julietas”.
Entre as ações está o projeto “Ouvir para Crescer” que tem apoio do Instituto Votorantim e é realizado pela Sociedade de Cultura Artística em parceria com a RVA Cultural. O espetáculo já foi visto em nove cidades do interior paulista e na capital, tem como intuito levar música de qualidade e informações sobre a linguagem musical em apresentações didáticas.
As atrações são apresentadas com leve toque pedagógico e de forma interativa – comandadas por atores e músicos e com a grande participação da platéia – visando sensibilizar o ouvinte e fazer com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas.
Com diversas formações e estilos, que vão do erudito ao popular, de Ópera a MPB, as apresentações abordam, entre outros conceitos, a história da música, as características do som, o ritmo, a harmonia, os gêneros e as formações musicais, que são alguns dos conceitos passados ao público em uma interação lúdica entre palco e platéia, preparando os participantes para apreciar a música em suas mais diversas formas.
O projeto “Ouvir para Crescer”, será apresentado nas seguintes datas, das 14h30 às 16 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”.  

03/maio - 1º espetáculo - Pulso  
10/maio - 2º espetáculo - O som  
17/maio - 3º espetáculo - Ritmo  
24/maio - 4º espetáculo - Melodia e Harmonia    
31/maio - 5º espetáculo - Música Erudita 
07/junho - 6º espetáculo - Música Popular 
14/junho - 7º espetáculo - Ópera    
21/junho - 8º espetáculo- Grandes Formações
'A Cultura Pertence as Pessoas'