Páginas

11 de fev. de 2011

Circuito Gerador leva música para os bairros de Votorantim


Tem início na próxima semana o “Circuito Gerador Votorantim 2011”, que trará para as praças da cidade shows de artistas nacionais e internacionais, além de grupos da região durante todo o ano. Essa iniciativa conta com o apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura de Votorantim. A organização fica por conta do Coletivo Cultural Rasgada Coletiva.

Serão realizadas 12 edições do evento, cada uma com a apresentação de dois grupos musicais dos mais diferentes estilos. A primeira será na próxima quarta-feira, 16, na praça Missionário Antenor Thomazi, que fica na avenida Celso Miguel dos Santos, bairro Vossoroca, a partir das 19 horas, com os grupos Uoh! (Uruguai) e Mitim (Votorantim).

O movimento, que segue os moldes propostos pelo movimento “Guerrilha Gerador”, é formado por bandas independentes que se uniram para realizar shows surpresa por praças e calçadas com seu próprio equipamento ligado em dois mini-geradores de energia elétrica. 

Os ideais do projeto que vão desde abrir espaço para artistas independentes de todo o país, passando pela democratização do acesso à arte, levando as apresentações aos mais diferentes bairros da cidade, também visa discutir e reinventar o uso do espaço público pelos moradores, seus verdadeiros proprietários.

Programe-se:

Dia
Horário
Bairro
16/02
19h
Vossoroca
06/03
16h
Centro
07/04
12h20
Vila Nova Votorantim
14/05
12h20
Novo Mundo
18/06
18h
Votocel
05/07
06h50
Centro
08/07
19h
Bairro da Chave
26/08
10h
Jardim Archila
13/09
12h
Centro
15/10
15h
Jd. São Lucas
24/11
19h
Parque Bela Vista
04/12
19h
Jardim Clarice
 'A Cultura Pertence as Pessoas'

Mobilização para ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro continuam em Votorantim!!!


Bom dia Pessoas!
Mais uma vez um post dedicado á Solidariedade e Colaboração!
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a COMAS (Comissão de Assistência Social) realiza entre os dias 15 e 18 de fevereiro a ação “Mobiliza Cultura” que será em prol das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.
Dentro dessa iniciativa, artistas locais e regionais, sensibilizados com a tragédia, doarão seus talentos, através de shows, em troca de água.
As apresentações ocorrerão das 20 às 22 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, com exceção do dia 17 que será na Praça “Manoel Colono” na bairro Funda no mesmo horário.
Vale lembrar que a Comas já encaminhou 25 toneladas de donativos para o Rio de Janeiro no mês passado.

Programação
Dia 15 haverá apresentação da Orquestra de Viola de Votorantim, seguido das duplas: D Alechandre e Emanuel; Gomes e Gonzalez; José Rosa e José Carlos, encerrando com Musical Souza. 
Dia 16 será a vez do grupo Tributo a Minas com musica instrumental. 
No dia 17, único dia que a doação é material de higiene pessoal e será ao ar livre, haverá a apresentação dos grupos Salada Samba Rock e Trio Tocaia Choro.
Dia 18, apresentação de Hip-Hop, seguido do espetáculo circense “Que mãe que eu arranjei”, produzido pelo circo-teatro Guaraciaba com direção de Alexandre Malhone, além de palhaços, malabares e mágicas.
"A Cultura Pertence as Pessoas"

10 de fev. de 2011

MOBILIZA CULTURA!!!

A Secretaria de Cultura, o COMAS e artistas da região selaram uma importante parceria para a organização de uma corrente beneficente em prol das vítimas da chuva.

Os artistas doarão seus talentos através de apresentações nos dias 15, 16, 17 e 18 de fevereiro, em troca de água e produtos de higiene pessoal (materiais de maior necessidade no momento).

Ao longo da semana estaremos divulgando o trabalho de cada um dos grupos que irão se apresentar, desta forma o público solidário poderá conhecer melhor o espetáculo que será apresentado.

Desde já a Secretaria de Cultura agradece a participação do COMAS e dos artistas nessa ação que será possível com a colaboração e vontade de tod@s!

Atenção ás datas, horários, locais e mantimento á ser doado:


- Dia 15/02 
   Horário 20:00 as 22:00 
   Local: Auditório Municipal 'Francisco Beranger'

*Orquestra de Viola de Votorantim:
* D Alechandre e Emanuel
* Gomes e Gonzalvez
* José Rosa e José Carlos
* Musical Souza

Doação: 1 L da água

Dia 16/02 
   Horário 20:00 as 22:00 
   Local: Auditório Municipal 'Francisco Beranger'

* Adriano F. da Costa e Eduardo Mendes (Duo de Violões MPB Instrumental)

* Tributo a Minas (Música Instrumental)

 Doação: 1 L da água

Dia 17/02 
   Horário 20:00 as 22:00 
   Local: Praça  Manoel Colonos
   Rua: Bazilio Mazzem (continuação da rua Sorocaba)
   Bairro Fornazari

* Salada Samba Rock

* Trio Tocaia Choro

Doação: Material de Higiene Pessoal (1 item)

Dia 18/02 
   Horário 20:00 as 22:00 
   Local: Auditório Municipal 'Francisco Beranger'

* Hip-Hop

* Circo: Uma comédia, “Que mãe que eu arranjei", Elenco do Circo- Teatro 

* Guaraciaba

*Palhaços

*Malabares

*Mágicas

Direção: Alexandre Malhone.


Doação: 1 L de água 



Participemos dessa grande festa cultural solidária!




'A Cultura Pertence as Pessoas!'

9 de fev. de 2011


CIRCUITO GERADOR VOTORANTIM 2011 - MARÇO

CGV2011.jpg
Tipo de evento:
Data do evento: 06/03/2011
Inscrições até: 28/02/2011
Local: Praça Zeca Padeiro - Centro, Votorantim/SP - Brasil
Site: http://www.rasgadacoletiva.com.br
Vagas: 02
Aprovado: Sim
Produtor: rasgadacoletiva
O “Circuito Gerador Votorantim 2011” trará para as praças da cidade shows de artistas nacionais e internacionais, além de grupos da região, durante todo o ano. Serão realizadas 12 edições do evento, cada uma com a apresentação de dois grupos musicais dos mais diferentes estilos.
O projeto, apoiado pela Secretaria de Cultura de Votorantim, é uma extensão do movimento “Guerrilha Gerador”, organizado pelo Coletivo Cultural Rasgada Coletiva, que assina a realização dos eventos. O movimento é formado por bandas independentes da região que se uniram para realizar shows surpresa por praças e calçadas com seu próprio equipamento ligado em dois mini-geradores de energia elétrica. Os ideais do projeto, que vão desde abrir espaço para artistas independentes de todo o país, passando pela democratização do acesso à arte – levando as apresentações aos mais diferentes bairros da cidade – ainda visam discutir e reinventar o uso do espaço público pelos moradores, seus verdadeiros proprietários.

Bloco Amigos da Cultura convida outros blocos para o Carnaval


FOLIAS!!!
Com a intenção de resgatar os antigos carnavais e valorizar a participação familiar de maneira descontraída e segura, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura convida blocos carnavalescos ou interessados em montar um, a participar do Bloco Amigos da Cultura que estará circulando pela cidade durante o Carnaval 2011.
*Carnaval - Tarsila do Amaral


Para fazer parte deste grande bloco, onde os participantes podem estar caracterizados ou de abadas, basta confirmar a participação pelo telefone 3243-1191 ou pelo e-mail sec@votorantim.sp.gov.br
Mais informações na própria secretaria.
"A Cultura Pertence as Pessoas!"

ALERTA!!! Dengue, o que podemos fazer?

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOTORANTIM
SECRETARIA DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES


Dengue: O que eu (vc e nós) posso (podemos) fazer?

DENGUE: Onde mora o perigo?

Mais próximo do que você imagina. É nas residências, isso mesmo, onde nós moramos que está a maioria dos criadouros do mosquito. Por isso, a sua ajuda é importantíssima.

Para prevenir - não deixar objetos que possam acumular água. Os recipientes de água devem ser cuidadosamente limpos e tampados. 


A Dengue pode matar, não deixe esse mal lhe pegar, você e a água não podem ficar parados, unidos podemos vencer o mosquito da dengue.

Os sintomas:


     A Secretaria de Cultura de Votorantim, apoia esta causa, contribuamos, depende de NÓS!

" A Cultura Pertence as Pessoas!"

8 de fev. de 2011

Inscrições Abertas para Bandas Carnavalescas



A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura está com inscrições abertas para bandas interessadas em tocar no Carnaval 2011. Uma banda será selecionada para se apresentar nos quatro dias de carnaval.
Para se inscrever é preciso apresentar um currículo da banda com proposta de repertório que deve conter samba, marchinhas e músicas carnavalescas, além de trabalhos já produzidos gravados em CD ou DVD.
O material deve ser protocolado em envelope lacrado na Secretaria de Cultura até o dia 15 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas
O resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro no site da prefeitura www.votorantim.sp.gov.br e no Blog www.secvotorantim.blogspot.com/. Mais informações pelo telefone 3243-1191.

7 de fev. de 2011

Inscrições - ATUALIZANDO

Olá Pessoas!


Amanhã tem mais inscrições aqui na Secretaria de Cultura de Votorantim, segue a tabela publicada em edital: 



  • Dia 8, 9 e 10 (Terça, quarta e quinta), Inscrição somente para o Núcleo de Música: Violão; Viola; Percussão; Iniciação a Teoria Musical. 
  • Dia 11 (Sexta feira), Inscrição somente para o Núcleo de Literatura: Leitura Pública e Contação de Histórias.

Importante lembrar: TRAGA OS XEROX DE SEU RG (OU OUTRO DOCUMENTO, COMO CERTIDÃO DE NASCIMENTO) E COMPROVANTE DE ENDEREÇO. Não faremos inscrição sem estes documentos anexados á ficha que deve ser preenchida na secretaria pelo aluno, ou responsável, se menor.

Cheguem cedo, pois as vagas serão preenchidas conforme ordem de chegada!


Endereço da Secretaria de Cultura: R. Joaquim Fogaça, 82, Vila Dominguinhos (ao lado do antigo Clube atlético), tel: 3243-1191.

"A Cultura Pertence as Pessoas!"

Núcleo de Intervenção Urbana


     A Secretaria de Cultura de Votorantim, verificando as inúmeras possibilidades de transformação existentes nas intervenções propostas por ela juntamente com a comunidade no mês de Dezembro, através das mobilizações instantâneas (flash mobs) propôs a ampliação e a criação dessa nova proposta de Núcleo na cidade.


     Para que se possa compeender um pouco mais como isso tudo irá funcionar, é necessário fazer parte se inscrevendo a partir de terça feira na própria secretaria. O núcleo de intervenção vai se utilizar de estudos de textos, ações, vídeos, propostas que venham articular a idéia de identificação da cidade enquanto território de intervenção. A idéia é interferir no dia a dia das pessoas, focando a produção de felicidade.

    O grupo irá estudar possibilidades de produzir felicidade na cidade, como alterar um pouco a lógica do dia a dia. Existe uma frase de Susan Sontag (1947) que talvez possa balizar as ações desse núcleo. "O único critério para uma ação é a felicidade ou a infelicidade individual que em última instância ela produz"...É importantíssimo compreendermos o porque e como podemos fazer isso, para não ser ações isoladas que tentam inventar a roda sempre, mas sim o que podemos fazer com ela. Flash Mobs são ações desenvolvidas no mundo todo,e mais nos últimos anos é que o Brasil o reconheceu como ferramenta de intervenção ou até mesmo acabava por realizar sem nem mesmo ter idéia do tipo de ação que desenvolvia, por isso a importância do estudo e do olhar para a cidade.

   Esperamos que a cidade possa se apropriar mais do que ja vem feito desde as últimas ações desse grupo, quem se sentir desafiado a produzir felicidade que se junte ao grupo.

                      [ Clayton Leme - Secretario de Cultura de Votorantim ]



"A Cultura Pertence as Pessoas!"



Desafio de Cururu aconteceu neste sábado (05) em Votorantim


A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, apóia a valorização da cultura brasileira, e trouxe a população para o Desafio de Cururu, realizado neste sábado (05), às 18 horas, na Associação de Amigos de Bairro do Rio Acima.
As apresentações ficaram por conta dos Irmãos Tardela que representam Votorantim e Cássio Cartola e Batistinha, representantes de Porto Feliz. A viola ficará por conta de Andrézinho de Araçoiaba e o violão 7 cordas com o Nego do Violão. 
O desafio foi composto por três rodadas na qual cada artista tinha 12 minutos para a apresentação. Os aplausos que definiram quem teve o melhor desempenho.
A entrada para as apresentações foi um litro de leite ou de óleo de cozinha, que posteriormente serão destinados às famílias carentes do bairro Rio Acima.
Os desafios de cururu acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês. A Associação de Amigos de Bairro do Rio Acima fica na rua Joaquim Ferreira, n° 66.

'A Cultura Pertence as Pessoas!'

O POVO É NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO


       A idéia de preservação de patrimônio está presente na política nacional desde a década de 30, com o governo do presidente Getulio Vargas que criou o SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desde sua criação, até meados da década de 70, o órgão limitou-se a proteger, através de políticas de tombamento, apenas bens móveis e imóveis, valorizados por sua ancianidade e critério artístico.


       O conceito de patrimônio do período foi fortemente influenciado pelos valores revolucionários da França, que dizia que a memória de um Estado se preservava à medida que se preservavam os testemunhos concretos do seu processo histórico de formação, ou seja os registros materiais como prédios, estátuas, documentos oficias, etc. Essa política ficou conhecida como “patrimônio de pedra-e-cal”, porque só considerava patrimônio aquilo que era possível ser tocado.

       Embora o projeto de preservação do patrimônio nacional tenha sido encomendado a Mario de Andrade, modernista que defendia ideais antropofágicos que valorizavam a miscigenação cultural, as chamadas “artes populares” e a tradição oral, essa proposta foi vencida e ficou esquecida.A proposta mais limitada e fechada de patrimônio histórico e artístico, reflexo de uma política autoritária do período, foi predominante.

       Na década de 70 novas configurações nacionais e internacionais, no campo da ciências sociais, trouxeram novas reflexões para a questão do patrimônio. Na historiografia, por exemplo, a mistura com a antropologia, a sociologia, a psicologia e a geografia possibilitaram novos focos de pesquisa como a historia das mentalidades. Segundo a pesquisadora Maria Cecília Londres Fonseca, em seu livro, Patrimônio em Processo, era o momento de uma “comunidade cientifica mais independente, estruturada e diversificada” que alterava a forma de pensar adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos da Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), passando a utilizar o conceito de patrimônio cultural, em substituição ao de patrimônio histórico e artístico.

       Em 1975, o Brasil adaptaria, através do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC) sua política publica de preservação de patrimônio, fato que só se efetivaria com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que substitui, também em nível nacional, o termo patrimônio histórico e artístico por patrimônio cultural.

       Mas afinal, o que é Patrimônio Cultural? Qual foi a transformação ocorrida com essa mudança de conceitos?

       Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Portanto, não são mais considerados patrimônios apenas bens tangíveis, ou seja, materiais.

       A fim de colocar a política pública municipal em consonância com o que esta ocorrendo em nível nacional e internacional, a Prefeitura Municipal de Votorantim, através das Secretarias de Cultura e Meio Ambiente, lançou o projeto “ Derrubando Paredes, Construindo Museus”, que vai colocar em evidência e dar o devido valor, não apenas os patrimônios matériais da população, mas também suas memórias e lendas, afinal, de que é feita uma cidade, senão de suas pessoas?

       A primeira ação será no Cemitério do Carafá, popularmente conhecido como Cemitério dos Índios. O local foi escolhido por estar permeado de lendas e histórias, além de haver a demanda de uma comunidade que há 10 anos tenta preservar este local que está presente em sua memória e na memória de seus antepassados. O que está em discussão, não é se há, ou não índios enterrados no cemitérios, mas como esse espaço dialoga com a população de seu entorno e qual é sua importância na construção da memória desta comunidade?

       O projeto se estenderá à outras comunidades da cidades de Votorantim, de acordo com a demanda da população do município. Para mais informações basta entrar em contato com o Museu Histórico Municipal pelo fone 15-32431191 ou pelo email sec@votorantim.sp.gov.br.




Débora Bergamini
Coordenação de Patrimônio Cultural
Secretaria de Cultura de Votorantim - PMV