Páginas

26 de ago. de 2011

Visita ao museu


Museu Municipal recebe a visita de idosos

Os idosos atendidos no Centro para Atendimento ao Idoso “Shirley Peinado Bernardi” estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 25, visitando o Museu Municipal, acompanhados de um professor de Educação Física e uma Terapeuta Ocupacional.

Durante o passeio, os idosos ficaram encantados com o local e com o que viram, principalmente por estarem próximos de objetos que fizeram parte da infância e adolescência da maioria deles, como os antigos: ferro de passar roupa, máquina de costura e o projetor de cinema. “Quando eu era mocinha dancei muito aqui nos bailes, inclusive com um dos filhos do Antonio Ermírio de Moraes”, relembra com saudade a senhora Ignês Rego, de 78 anos, fazendo referência de quando o espaço que abriga o museu era um clube. “Todas essas coisas me trazem boas recordações, completa.

Esse passeio ocorreu durante uma das caminhadas matinais que os idosos realizam três vezes por semana, dentro das atividades oferecidas pelo centro do idoso.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Arte Urbana Fotográfica Galeria de Rua

E O Projeto da Intervenção Fotográfica Continua...

    
'A Cultura Pertence as Pessoas'

23 de ago. de 2011

Teatro de Bonecos neste Sábado e Domingo no Auditório


'A Cultura Pertence as Pessoas'

8º CINEFEST

Termina no dia 31 de agosto as inscrições dos curtas no 8º Cinefest Votorantim!

Confira o regulamento e inscrições no site:  http://www.cinefestvotorantim.com.br/
Mais informações: cinefestvotorantim@hotmail.com

Assista o vídeo com os curtas que participaram no ano passado:  http://www.youtube.com/watch?v=JYU0iFQTEgU&feature=player_embedded


"A Cultura Pertence as Pessoas"

Filme Colaborativo Núcleo de Audiovisual


'A Cultura Pertence as Pessoas'


Violeira

Violeira reúne bom público nos três dias de programação

Um bom público esteve presente nos três dias de programação da V Violeira de Votorantim, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura. Na abertura ocorrida na sexta-feira (12), o auditório Municipal ficou lotado para a apresentação da cantora e apresentadora do Viola Minha Viola, Inezita Barroso.
No sábado, a chuva e o dia frio não foram suficientes para espantar o público amante da cultura caipira. Mais uma vez um bom público foi registrado para o almoço, com uma delicia de arroz carreteiro e tutu de feijão. O sucesso do prato tradicional se repetiu no domingo.


A proposta do evento ocorrido neste ano foi debater o tema “O caipira e a cidade”. O público aproveitou as apresentações para curtir a música raiz, cururu e moda de viola. A orquestra de Viola de Votorantim, também entrou no palco e empolgou o público.

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Violeiros no Centro do Idoso

Núcleo de Viola encanta os atendidos do
Centro para Atendimento ao Idoso

Olhos mareados, saudosismo, lembranças do passado. Estes foram alguns dos sentimentos dos atendidos do Centro para Atendimento ao Idoso “Shirley Peinado Bernardi” na última quinta-feira, dia 18, durante a apresentação do Núcleo de Viola Caipira da Secretaria de Cultura de Votorantim. Essa iniciativa faz parte das atividades que estão sendo realizadas dentro da V Violeira que ocorre neste fim de semana (entre 19 e 21 de agosto).
Em uma tarde descontraída, os 13 atendidos do Centro ficaram encantados com as “modas de viola” que ouviram. Músicas que resgatam a cultura como “Adeus Morena Adeus”, “Coro de Boi”, “Meu Recanto Meu Paraíso” e “Chico Mineiro” emocionaram os idosos, como o senhor Benedito Correa Santos, 78 anos,  morador do bairro Itapeva. “Fiquei todo arrepiado quando ouvi ‘Coro de Boi’ e até derramei lágrimas”, disse ele. “Este lugar é maravilho, não existe outro igual e nem outra pessoa igual a essa que planejou tudo isso aqui”, relata Benedito. “Estou muito satisfeito, não fico mais sozinho em casa”, completa.
O Centro para Atendimento ao Idoso está localizado em frente a praça “Senador José Ermírio de Moraes”, na Vila Dominguinho, e tem como meta assistir aqueles que estão excluídos do convívio da sociedade, desde que estejam em boas condições de saúde para que possam participar do projeto e retomar sua posição na sociedade através da interação com pessoas da mesma idade, durante o dia, e retornando ao convívio familiar à noite.


'A Cultura Pertence as Pessoas'

22 de ago. de 2011

Núcleo de Fotografia e seu Projeto Intervenção Galeria de Rua

A SECRETARIA DE CULTURA SE SENTI REPRESENTADA E LEGITIMADA PELOS ALUNOS DO NÚCLEO DE FOTOGARFIA POR NOS REPRESENTAR NESTE PROJETO E NA GRANDE PRÁTICA DA ARTE E CULTURA ESTAREM PRA CIDADE E NÃO SÓ NA CIDADE.
E O MELHOR DE TUDO ISSO, AS INTERVENÇÕES CONTINUAM BAIXO DE SOL OU DE CHUVA..



'A Cultura Pertence as Pessoas'