Páginas

20 de out. de 2011

Espetáculo "Os que chegam com a Noite"

Auditório municipal terá espetáculo de
Mário Pérsico nesta sexta-feira (21)



Nesta sexta-feira, às 20 horas, o Auditório Municipal Francisco Beranger receberá o espetáculo teatral “Os que chegam com a noite”, da Cia Clássica de Repertório de Sorocaba, com entrada gratuita. A apresentação que tem direção de Mario Pérsico é promovido Pela Oficina Cultural Grande Otelo de Sorocaba com o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura. Após a apresentação será feito um debate onde os membros da companhia irão expor o processo criativo da elaboração da peça e responder as duvidas e perguntas da platéia.

Esse espetáculo é um trabalho de pesquisa que envolveu a Cia Clássica por mais de um ano e também revolucionou o estilo do grupo, além de ter recebido criticas extremamente positivas pela coragem e ousadia tanto na escolha do tema, como na construção das cenas e trabalho dos atores. Fruto de uma pesquisa de campo junto a travestis, dependentes químicos, garotos de programa, as histórias foram sendo criadas pelos atores e posteriormente elaboradas por Mario Pérsico, responsável também pela dramaturgia da peça.

O espetáculo é já no título uma referência ao cinema, ou mais diretamente ao filme inglês de 1972 - The Nightcomers, estrelado por Marlon Brando. Como o próprio título sugere a apresentação vai costurando cenas que procuram mostrar com sensibilidade o cotidiano de personagens marginais, seres noturnos, mas nem sempre soturnos, em seus momentos mais variados.

O auditório municipal fica na Av. Newton Vieira Soares, s/nº - centro – Mais informações pelo telefone 3243-1191.


 
Serviço:
Espetáculo “Os que chegam com a Noite” - Cia Clássica de Repertório
Data: 21/10 – sexta-feira
Horário: 20 horas
Indicação: 16 anos
Entrada: grátis
Local: Auditório Municipal Francisco Beranger
Endereço: Av. Newton Vieira Soares, s/nº - centro
Informações: 3243-1191.

Workshop de fotografia para escoteiros


Escoteiros terão workshop de fotografia
neste sábado no Aquário Cultura

Neste sábado, dia 22, haverá um workshop de fotografia voltado aos escoteiros de Votorantim e região, para que os mesmos tenham a possibilidade de conquistar mais um distintivo que possa contribuir na progressão individual dentro do escotismo. O curso será ministrado pelo presidente do Núcleo de Fotografia Olho Vivo João Luiz Batistela com o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura.

Dentro do workshop, os escoteiros irão ter um “start” sobre história da fotografia, especialidade dentro do escotismo, fotografia digital e programas de edição de fotos. “A idéia é incentivar que eles tenham um gosto pela fotografia”, explica Batistela. “Vou mostrar como analisar uma imagem no jornal, entre outras coisas”, completa ele.

O curso ocorrerá no Espaço Aquário Cultura, que fica na avenida Moacir Oséias Guitte, 41 (ao lado da praça de Eventos Lecy de Campos), a partir das 8 horas.

19 de out. de 2011

Show da banda Hai Kai



Estudantes de Votorantim assistem show
da banda Hai Kai no Auditório Municipal

Os alunos do curso de informática do projeto Pérola, juntamente com os estudantes do 8º e 9º ano da EMEIEF Professor Cândido dos Santos, do Green Valley estiveram nesta terça-feira, 18, no Auditório Municipal Francisco Beranger prestigiando a apresentação da Banda Hai Kai que trouxe o show poesia em forma de rock, promovido pelo Sesc com o apoio da Secretaria de Cultura de Votorantim.

Os jovens puderam apreciar o estilo haikai de poesia nas canções tocadas pela banda que já é bastante conhecida pelo público do interior de São Paulo por ter a música “Casa da Lua” entre as mais pedidas nas principais rádios FM.

Tradicionalmente, o Hai Kai é um poema-minuto, elevado à poesia pelo japonês Bashô, com apenas três versos metrificados no formato 5-7-5. Mas o que isso tem a ver com o rock? Tudo, se considerarmos que poesia e a música têm em comum ritmo, som e letra (versos).

18 de out. de 2011

Banda Mugo na Pista de Skate nesta Quarta

Com o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, o coletivo Fora do Eixo traz nesta quarta-feira (19) a Banda Mugo, de Goiânia a partir das 16 horas, na pista de skate do Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza (atrás da prefeitura).
Esta apresentação faz parte da turnê nacional que a Mugo vem realizando. Além de Votorantim está previsto em sua microrota regional shows em Sorocaba, às 10 horas e Salto, às 20 horas no mesmo dia. Mais informações pelo telefone 3243-1191.


'A Cultura Pertence as Pessoas'

17 de out. de 2011

Banda Hai Kai - Poesia em forma de Rock

Banda Hai Kai traz poesia em forma de rock
para o auditório municipal nesta terça-feira (18)

Pense em um rock dançante, poético e com bastante atitude. Agora imagine tudo isso interpretado por uma banda formada por três garotas e dois rapazes. Interessante, não é mesmo? Se você conseguiu imaginar algo desse tipo, esqueça. O show “Hai Kai: poesia em forma de rock” surgiu para surpreender e mostrar que o rock brasileiro está ainda mais interessante. Esta será a apresentação oferecida pelo Sesc Sorocaba com o apoio da Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura que acontecerá no Auditório Municipal Francisco Beranger nesta terça-feira, 18, em dois horários: 10h e 14 horas, com entrada gratuita.
 
A banda Hai Kai já é bastante conhecida pelo público do interior de São Paulo por ter a música “Casa da Lua” entre as mais pedidas nas principais rádios FM. Além do mais, vem conquistando elogios de artistas e críticos da cena rock pop nacional, tanto que já dividiu palco com 5, como Pitty, CPM22, Capital inicial, Ira!, Detonautas, Magazine e Champignon, que destacaram a banda pelo seu arranjo impecável, sob influências no rock da década de 70, e qualidade de suas letras.

Em 2010, o grupo se dedicou à realização impecável de um projeto, na cidade de Sorocaba, aprovado pela LINC (lei municipal de incentivo à cultura), que levou seu show às instituições públicas de ensino, com apresentações precedidas por uma palestra sobre poesia Hai kai oferecida tanto aos alunos quanto aos professores.

As músicas têm uma letra encorpada e um rock energético, com um refrão viciante, que nos convida para uma viagem sem volta ao universo haikai. É a concretização da poesia em forma de rock. Um som que quase dá para pegar com as mãos.

Tradicionalmente, o Hai Kai é um poema-minuto, elevado à poesia pelo japonês Bashô, com apenas três versos metrificados no formato 5-7-5. Mas o que isso tem a ver com o rock? Tudo, se considerarmos que poesia e a música têm em comum ritmo, som e letra (versos).