Páginas

19 de nov. de 2010

Dia da Bandeira, é hoje! Saiba mais!

'Dia da Bandeira' como surgiu?

Bandeira do Brasil e a primeira Bandeira hasteada no país
o 'Dia da Bandeira' aplica-se a duas situações. Numa ocasião é o dia em que uma região, normalmente uma nação, escolhe para hastear a sua bandeira, noutra é o dia dedicado à celebração de uma data histórica que tenha a ver com a bandeira (ex: criação ou adoção da bandeira).

Os Dias da Bandeira são regulados pelas instituições governamentais dos países em que vigorarem, podendo um decreto emitido pelo chefe de estado determinar um Dia da Bandeira. As indicações de onde e como a bandeira deve ser hasteada pode ser transmitida por Decreto-Lei.

No Brasil

No Brasil a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.

Entendendo a bandeira do Brasil*
Ao meio-dia (12h00) do Dia da Bandeira (19 de novembro) as bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc) devem ser incineradas em Cerimonial Peculiar.

Vejam mais sobre no link: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-bandeira.htm (vale a pena!)
A Cultura Pertence as Pessoas!

17 de nov. de 2010

Cinefest Votorantim

O Cinefest é um festival de cinema de caráter competitivo e tem como objetivo a formação de público no interior do Estado, incentivo à formação de profissionais, difusão de obras audiovisuais produzidas no país, debates entre estudantes e realizadores e o intercâmbio e desenvolvimento cultural no interior paulista.
Durante e após o Cinefest, mostras paralelas de curtas estão sendo exibidas em diversos pontos da cidade como: cadeia pública feminina, escolas públicas, bairros e também serão feitas projeções no terminal de ônibus. No dia 20 haverá um encontro no espaço Aquário Cultura com todos os realizadores de curtas regionais e membros do júri oficial para debate sobre seus trabalhos.
Além das mostras competitivas de curtas, haverá a exibição de longas metragens no auditório com a presença confirmada de seus diretores: “Léo e Bia”, de Oswaldo Montenegro no dia 18; “Seqüestro Relâmpago”, de Roberto Santucci no dia 19 e “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele no dia 20. 
O encerramento será no dia 21 com a divulgação dos premiados, homenagens para Roberto Galli, Wilson de Campos e Nelsinho Toledo – três personalidades de reconhecido valor para a história do cinema votorantinense, exibição dos curtas produzidos pelo Núcleo de Audiovisual de Votorantim e do curta que será produzido durante o workshop “Produção Cinematográfica” que ocorrerá durante a semana.

A Cultura Pertence as Pessoas!

ECO Bandas - Sustentabilidade em foco!


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, meio ambiente, entre outras,   participa da realização do Eco Bandas 2010, que será promovido no dia 28 de novembro, a partir das 10 horas, na praça 'Zeca Padeiro', ao lado da Biblioteca Municipal. 
O evento reúne artistas da MPB, hip hop, reggae e música eletrônica, ressaltando a discussão sobre a sustentabilidade e preocupação ambiental.
O governo municipal, por meio de diversas secretarias, apóia iniciativas como essa porque acredita que todos os segmentos podem trabalhar juntos em prol de uma sociedade com mais qualidade de vida.
O evento que começou na Vila Amorim com a organização de um grupo de moradores atrai agora novos olhares, reunindo além da música e meio ambiente, ações nas áreas da saúde, cultura, esportes e cidadania.
De acordo com os organizadores do evento, as bandas que vão participar do Eco Bandas passaram por um processo seletivo e todas estão envolvidas de alguma maneira com a sustentabilidade, seja nas composições, no discurso do grupo ou nos recursos usados para divulgação do trabalho.
Além disso, todo material reciclável usado durante o evento será recolhido pelos integrantes do Programa Municipal de Coleta Seletiva.
Mais informações na Secretaria de Cultura pelo telefone 3243-1191 ou com a comissão organizadora pelos telefones 9632-7454 ou 9745-8704.

A Programação:
A partir das 10 horas
- Tendas com exposição de temas relacionados às áreas da saúde, esportes, cidadania, conscientização ambiental e reaproveitamento de resíduos e outros materiais.
- Exposição com artesãos da Feira da Cidade (feira de artesanato)

A partir das 14 horas, apresentação das bandas:
14 horas
Blue Illusions
15 horas
Sonora
16 horas
Projeto Bola de Meia
17 horas
Ex-tunc
18 horas
X4 e Ângelo Eu Mesmo
19 horas
Pink Dreams
20 horas
Jack Flash com Rolling Stones Cover
21 horas
DJ Dumatu



A Cultura Pertence as Pessoas!