Páginas

27 de out. de 2010

'A Sombra da Terra' - Sábado e Domingo tem espetáculo no Auditório Francisco Beranger em Votorantim

Olá Pessoas!

Viemos contar pra vocês que nos dias 30 e 31 de Outubro de 2010 (sábado e domingo) a partir das 20:00h acontece no Auditório Municipal Francisco Beranger apresentação da peça de Teatro: 'A Sombra da Terra' com os integrantes do Núcleo de Teatro de Votorantim/SP.

Sobre a peça:

“A Sombra da Terra”, espetáculo do Núcleo de Teatro Experimental Corpos Oníricos de Votorantim é uma viagem conceitual instigante ao cinema autoral de cineastas importantes como David Lynch, Tarkovsky, Akira Kurosawa, entre outros. Mais que uma simples citação, o trabalho sugere associações de imagens e recordações que nos remetem ao nosso inconsciente coletivo. Os exercícios plásticos do grupo são baseados em reações físicas que vem da emoção interna do ator dando vazão ao que é “invisível” tornando-se explícito no palco as idéias propostas pelo encenador. Não é um trabalho fácil para o espectador. “A Sombra da Terra” é uma peça vigorosa em seu rito de homenagear o cinema fazendo teatro da melhor qualidade. Ninguém sai impune à sua visão: ou se ama ou se odeio. Sem meios termos. E é disso que são feitos os bons espetáculos”.
(Gai Sang – Jornalista e Crítico de Teatro)


A entrada é franca - 16 anos (a partir), para mais informações: 3243-1191 (Secretaria de Cultura)

Vamos prestigiar os artistas da cidade e a cultura!

A Cultura Pertence as Pessoas!

Prevenção câncer de mama‏

Semana de prevenção ao câncer de mama prossegue até sexta-feira

Prosseguem até sexta-feira (29) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Votorantim, as atividades pela conscientização da importância da detecção precoce do câncer de mama. Nesses dias os agentes da Secretaria de Saúde estão fazendo a abordagem e dando orientações a todas as mulheres.

A Prefeitura de Votorantim informa que o mês de outubro é dedicado para a conscientização a respeito do câncer de mama. Para tanto a cor rosa está sendo utilizada pelos funcionários das unidades, numa forma de despertar a atenção da mulher sobre o seu papel na evolução da doença.

O câncer de mama está em primeiro lugar entre os que mais afetam as mulheres, e para tanto, o Ministério da Saúde preconiza que a prevenção seja realizada na faixa etária entre 35 e 69 anos. Se o diagnóstico for feito precocemente, o tratamento é eficaz e pode evitar a retirada total das mamas.

Adicionar legenda
A chave para o diagnóstico é a detecção precoce, facilitada pela mamografia de rotina. Outros recursos importantes são: o exame físico das mamas (realizado por médicos ou enfermeiros) e o auto-exame mensal das mamas.

A mamografia de rotina, como estratégia, é utilizada para diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais. Isso porque, desde o momento em que o tumor se inicia até que se forme num nódulo palpável, estima-se um período de aproximadamente 10 anos, conhecido como fase pré-clínica de doença.

Realizado mensalmente – após o ciclo menstrual – pela própria mulher, o auto-exame permite detectar nódulos, devendo ser aprendido e praticado por todas as mulheres. Isso permite intervenções com melhores chances de cura.

A Secretaria de Saúde orienta que se diagnosticado precocemente, o sucesso do tratamento é superior a 90%. 


[ Via: Secretaria de Comunicação (SECOM)
26/10/2009 – Fone: (015) 3353-8572 ]


A Cultura Pertence as Pessoas!

Bituca de cigarro vai virar adubo em Votorantim!


Saindo á frente com um projeto lançado hoje em Votorantim (SP) prevê a coleta e transformação dos restos de cigarros em adubo orgânico. 

Uma das empresas parceiras, desenvolveu coletores de pontas de cigarro que serão colocados em locais estratégicos da cidade de 120 mil habitantes, como a entrada de bancos, restaurantes e prédios públicos.

Desde que a lei antifumo, em 2009, proibiu o cigarro em recintos fechados, as prefeituras paulistas constataram um aumento no volume de pontas lançadas nas ruas. O material servirá de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental.


"A lei limpou o ar, agora vamos limpar o chão e o resto do ambiente", disse o prefeito.

Embora pareça inofensiva, a ponta de cigarro traz sérios problemas ambientais. "Está comprovado que 20 bitucas num manancial geram poluição equivalente a de um litro de esgoto".

De acordo com o prefeito, pesquisas apontam que os restos de cigarro representam quase um terço do lixo lançado nas ruas e calçadas. O Brasil produz, anualmente, 140 bilhões de cigarros e cada bituca leva, em média, dois anos para se decompor na natureza.

Pessoas, que orgulho, nossa cidade pioneira em sustentabilidade e cuidado com o nosso meio ambiente! Isso é também é CULTURA!







A Cultura Pertence as Pessoas!