Páginas

29 de dez. de 2010

Pessoas, é hora das Boas Festas!

A Secretaria de Cultura de Votorantim, deseja que em 2011 possamos, juntos, reinventar a vida!
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Amor, Paz e muita LUZ!


"A Cultura Pertence as Pessoas!"


créditos - Wolney Fernandes

27 de dez. de 2010

A história de Votorantim – o filme será lançado em fevereiro



O cineasta e diretor Vicentini Gomez acaba de entregar o filme sobre a história de Votorantim para a Prefeitura, através das secretarias de Cultura e de Educação, responsáveis pela realização do projeto. O lançamento será marcado para o mês de fevereiro, quando tem inicio o ano escolar, para os alunos da rede municipal. 

O filme, um documentário de 45 minutos com atores e animação em 3D, conta a história da cidade de maneira dinâmica, lúdica e didática que aguçará o interesse das crianças do ensino fundamental. Entre as cenas está uma com a Capela da Penha e outra com a casa onde foi realizado o primeiro culto presbiteriano na cidade. Também é contada uma lenda urbana de Votorantim, sobre uma porca e seus sete filhotes que apareciam e desapareciam de repente para as pessoas, além da abordagem da emancipação e desenvolvimento industrial e tecnológico do município.
Para a prefeitura esse projeto é essencial para o ensino da história local, visto que na sociedade moderna é muito mais fácil absorver informações advindas de estímulos audiovisuais e o cinema apresenta grande potencial pedagógico.

Para a produção Vicentini contou com o apoio dos pesquisadores Jonas Soares, da USP, Sérgio Coelho de Oliveira, Geraldo Bonadio, José Rubens Incao, Paulo Fontes, além de ter recolhido informações junto à população de Votorantim.
[ Via SECOM - Fone: (015) 3353-8572 ]



 'A Cultura Pertence as Pessoas!'

26 de dez. de 2010

Votorantim faz intercâmbio cultural com cidades portuguesas


Parceria irá possibilitar ações voltadas à gestão cultural

Um intercâmbio com três cidades portuguesas irá possibilitar que Votorantim desenvolva, a partir de 2011, ações voltadas à gestão cultural

O anúncio foi feito ontem durante coletiva pelo secretário Clayton Leme, segundo quem o município firmou Termo de Cooperação Técnica com as cidades de Tondela, Évora e Aveiros.

Na prática, serão enviados àquele país de três a quatro jovens, escolhidos por via de processo seletivo, que passarão por curso de capacitação e conhecerão as vivências culturais de Portugal. 

Precisamos de pessoas que pensem o fazer cultural. Essa é a nossa proposta e o retorno que esperamos, disse o secretário.

Em contrapartida, estarão em Votorantim representantes das três localidades para conhecer os projetos aqui trabalhados. 

Existem, conforme Clayton, muitos pontos de interesse em comum. Ele esteve em Portugal há uma semana para acertar os detalhes da parceria e detectou potencial dos maiores por ser trabalhado.

O projeto começou a partir de conversas com o professor José Simões, do curso de Educação e Teatro da Uniso. 

O cronograma das atividades ainda será divulgado, mas Clayton acredita que isso possa acontecer até o próximo mês de abril. 


(Por José Antônio Rosa) / Notícia publicada na edição de 21/12/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B ]


A Cultura Pertence as Pessoas!