Páginas

10 de dez de 2010


Pessoas, a programação do final de ano continua!
Fiquem atentos!
Terça-feira (14) - o núcleo de música promove as “Terças Percussivas” às 14 horas, no terminal de ônibus. 
Os alunos vão mostrar o poder dos tambores com bases rítmicas criadas a partir da junção de ritmos africanos, cubanos e brasileiros.
15/12: Leitura na Garagem - Roda de Histórias na Biblioteca Comunitária de Ângela Laureano – Jardim Serrano II;
18/12: Encontro de Corais, às 20 horas (Complexo Urbanístico José de Oliveira Sousa – Praça Zeca Padeiro);
18/12: Campeonato Hip-Hop, a partir das 14 horas (Espaço Aquário Cultura);
19/12: Encontro de Corais, às 20 horas (Complexo Urbanístico José de Oliveira Sousa – Praça Zeca Padeiro).
Participemos!

A Cultura Pertence as Pessoas!

Mostra de Cenas e Curtas em Votorantim


Mostra de Cenas e Curtas de Votorantim

Os núcleos de formação continuada, realizados pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, continuam!
Domingo (12) será realizada a Mostra de Cenas Curtas, no complexo urbanístico “José de Oliveira Sousa” (praça Zeca Padeiro) a partir das 19h30. 
O evento apresentará cenas rápidas, desenvolvidas pelos próprios alunos de, com o auxílio de outros núcleos. 
Cada cena será realizada em um ponto específico da praça e do prédio do centro cultural Mathias Gianolla. O público receberá um mapa para que possa acompanhar as apresentações.
Mais infos: (15) 3243-1191.

A Cultura Pertence as Pessoas!

8 de dez de 2010

Votorantim - Desfile celebra os 47 anos de emancipação


Uma grande festa que terminou com o corte do bolo de aniversário pelos 47 anos de Emancipação político-administrativa de Votorantim. Num clima alegre e festivo, um bom público compareceu na manhã desta quarta-feira (08), para prestigiar a solenidade de hasteamento de bandeiras seguido do desfile comemorativo.
O município chega aos 47 anos com uma população superior a 108 mil habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em pleno desenvolvimento, e com potencial de crescimento, a cidade vive ainda a expectativa do ‘boom’ imobiliário e industrial, devido aos inúmeros empreendimentos já instalados ou em fase de implantação.


Todas as secretarias estiveram presentes apresentando suas ações, e a CULTURA fez uma belíssima apresentação com as alunas do Núcleo de Ballet e os alunos do núcleo de Hip Hop, além de um ensaio aberto do '1º Flash Mob' de Votorantim (acompanhem as novidades!).

Para completar a festa hoje tem espetáculo de dança e teatro para todas as idades no Auditório de Votorantim "Francisco Beranger", ás 16:00 e outra sessão ás 20:00 - 'Quando Tudo Cresceu' - Chegue com antecedência para garantir seu convite!
A Cultura Pertence as Pessoas!

Mostra de Artes de Votorantim


Exposição de Artes Visuais levou a diversidade para o público
Como parte da Semana de Emancipação, uma diversidade de desenhos, pinturas, esculturas e fotografias, abriu a noite do sábado (04) às 19 horas, no Aquário Cultura, com a Exposição do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Votorantim, que tem como objetivo levar à comunidade a arte e a cultura, além do estimulo a produção artística.
 As obras em exposição, são o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos dos núcleos de Desenho Artístico, Escultura em Argila, Pintura Contemporânea, Escultura em Material Reciclável e Fotografia.
                                                                                                                                                                                       O público também apreciou as apresentações das orquestras de Violão Infantil e Adulto da Secretaria de Cultura. 
Os trabalhos ficarão expostos no espaço Aquário Cultura, de segunda a sexta-feira até o final de Janeiro.





Vejam o vídeo produzido na data da abertura: 

6 de dez de 2010

Apresentação do Espetáculo - 'Quando Tudo Cresceu'

Espetáculo de dança “Quando Tudo Cresceu” será apresentado gratuitamente nesta quarta, dia 8 em dois horários 16:00 e 20:00

Dentro da comemoração do 47º aniversário da Emancipação Política-Administrativa de Votorantim, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura apresenta no dia 8 de dezembro (quarta-feira) o espetáculo de dança “Quando Tudo Cresceu”, às 16 e 20 horas no Auditório Municipal Francisco Beranger. A entrada é gratuita.
 Criado pelo grupo Coletivo Brincante, o espetáculo que é realizado pelo Edital 069/09 de Produção e Difusão em Dança da Fundação Cultural de Curitiba, busca construir relações de como a criança se percebe dentro do fenômeno do crescimento, seu diálogo e modos de operar com a lógica do mundo adulto, suas possibilidades e restrições, o exercício diário de encontrar caminhos de articulação com esse lugar muitas vezes desconhecido, porém cheio de surpresas.
Elaborado a partir da busca da corporalidade existente nos jogos e brincadeiras infantis, é uma construção artística que provoca o corpo a abandonar seu estado de “espectador passivo” para tornar-se co-criador em tempo real.
O Auditório Municipal fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – centro. Mais informações pelo telefone 3243-1191.

Coletivo Brincante
Em 2006, artistas interessados nas questões da infância, criaram o Coletivo Brincante, núcleo de investigação e pesquisa em Dança para crianças. Desde então desenvolve um trabalho específico de busca e construção de uma linguagem mais apurada, mais aprofundada na relação da arte e experimentação estética para a criança.

A busca seguiu na tentativa de encontrar e construir caminhos possíveis na transformação dessa realidade, de trabalhos que colocavam a criança como alguém desprovido da capacidade da construção de significados e sentidos estéticos mais complexos. O primeiro lugar que lhes chamou a atenção foram as brincadeiras e jogos infantis, o modo como essas estruturas se organizam e assumem papéis importantes dentro dos processos de desenvolvimento do ser humano. Como se tratava de processos de investigação que se davam no corpo, logo ficou evidente que era o “corpo” dentro dos jogos e brincadeiras infantis que interessavam.
Surgiram as primeiras perguntas que nortearam o início do trabalho e que permanecem, ainda, em outros níveis de complexidade, como principal proposta e diferencial dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelo Coletivo Brincante: Que corpo é esse? Como se organiza? Quais as relações e de que maneira as estabelece no mundo? Como gera e produz sentidos no mundo? E a pergunta que instigava mais ainda: Como todas essas relações promoveriam um determinado tipo de criação em Dança? Seria possível uma “Dança para Crianças”? A provocação é para que todos venham descobrir!
A Cultura Pertence as Pessoas!


Pré Programação da Secretaria de Cultura - Dezembro

Boa tarde Pessoas!


Compartilhamos aqui com vocês a programação de final de ano na cidade de Votorantim!


Importante salientar que as respectivas atividades serão realizadas pela prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura.


Mais informações entrem em contatos pelo telefone: (15) 3243-1191, ou por email: culturadigital@votorantim.sp.gov.br/ secvotorantim@gmail.com.


Agora a programação!




04 de Dezembro - Abertura da Exposição de Artes Visuais dos Núcleos de Formação Continuada




07 de Dezembro - Apresentação dos Núcleos de Dança Contemporânea e Hip Hop na escola Estadual Evilázio de Goes Vieira (Av. Cristiano Vieira Pedrico, 568, Vila Guilherme)




08 de Dezembro - Apresentação do Espetáculo: "Quando Tudo Cresceu" - ás 16:00 e as 20:00 (gratuito, cheguem com uma hora de antecedência para garantir seu convite)




09 de Dezembro - Apresentação do Grupo de Mulheres de Dança Contemporânea - Aquário Cultura á partir das 14:00




09, 10 e 11 de Dezembro - Apresentações do '1º Flash Mob de Votorantim' - os locais serão definidos;




10 de DezembroApresentação dos Núcleos de Dança Contemporânea e Hip Hop no SESI á partir das 14:00 para o PROAME




12 de Dezembro - Mostra de Cenas e Curtas - Teatro Municipal Francisco Beranger - ás 19:30




14 de Dezembro - Terças Percussivas - Terminal João Souto - ás 14:00 (alunos do núcleo de Percussão 




18 e 19 de Dezembro - Encontro de Corais - Praça Zeca Padeiro ás 20:00




18 de Dezembro - Campeonato de Hip Hop - Aquário Cultura á partir das 14:00






A Cultura Pertence as Pessoas!