Páginas

5 de jul. de 2011

Espetáculo "Gerras do Alecrim e Manjerona" quarta-feira as 20:00 em Votorantim

Após uma temporada em Sorocaba e cidades da região, o espetáculo de dança/teatro “Guerras do Alecrim e Manjerona” faz sua ultima apresentação nesta quarta-feira, dia 6 de julho, às 20h00, no Auditório Francisco Beranger, em Votorantim.
A transcrição em dança da obra de Antonio José da Silva (1705-1739), com Direção Artística e coreográfica de Regina Claro, foi contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com apoio da Cooperativa Paulista de Dança e com produção de Ferratini Produções Culturais.
A obra, uma ópera joco-séria, foi escrita originalmente para teatro de bonecos e teve sua estréia no carnaval de 1737 no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa (Portugal).
A peça narra as peripécias de dois caça-dotes tentando conquistar o “amor” de duas irmãs ricas participantes dos grupos carnavalescos rivais, Manjerona e Alecrim. Muitos são os disfarces usados pelos rapazes assim como a confusão de identidades e as tentativas falhadas para a conquista amorosa, típicas da farsa teatral.
As coreografias do espetáculo são baseadas no processo de pesquisa em dança contemporânea, mesclando comportamentos gestuais, movimentos coreografados e/ou improvisados e a oralidade em cena com figurinos típicos do início do século XVIII.
O espetáculo é apresentado pelo Coletivo Alecrim, formado pelos dançarinos-atores Fabio Arthuso, Marcio Murat, Chico Ribeiro, Eduardo Barros, Lidi Nascimento, Carmem Machado, Renata Ferraz, Joana Prieto e Telma Tessilla e Juan Robert.
'A Cultura Pertence as Pessoas'

Nenhum comentário: