Páginas

27 de out. de 2010

Prevenção câncer de mama‏

Semana de prevenção ao câncer de mama prossegue até sexta-feira

Prosseguem até sexta-feira (29) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Votorantim, as atividades pela conscientização da importância da detecção precoce do câncer de mama. Nesses dias os agentes da Secretaria de Saúde estão fazendo a abordagem e dando orientações a todas as mulheres.

A Prefeitura de Votorantim informa que o mês de outubro é dedicado para a conscientização a respeito do câncer de mama. Para tanto a cor rosa está sendo utilizada pelos funcionários das unidades, numa forma de despertar a atenção da mulher sobre o seu papel na evolução da doença.

O câncer de mama está em primeiro lugar entre os que mais afetam as mulheres, e para tanto, o Ministério da Saúde preconiza que a prevenção seja realizada na faixa etária entre 35 e 69 anos. Se o diagnóstico for feito precocemente, o tratamento é eficaz e pode evitar a retirada total das mamas.

Adicionar legenda
A chave para o diagnóstico é a detecção precoce, facilitada pela mamografia de rotina. Outros recursos importantes são: o exame físico das mamas (realizado por médicos ou enfermeiros) e o auto-exame mensal das mamas.

A mamografia de rotina, como estratégia, é utilizada para diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais. Isso porque, desde o momento em que o tumor se inicia até que se forme num nódulo palpável, estima-se um período de aproximadamente 10 anos, conhecido como fase pré-clínica de doença.

Realizado mensalmente – após o ciclo menstrual – pela própria mulher, o auto-exame permite detectar nódulos, devendo ser aprendido e praticado por todas as mulheres. Isso permite intervenções com melhores chances de cura.

A Secretaria de Saúde orienta que se diagnosticado precocemente, o sucesso do tratamento é superior a 90%. 


[ Via: Secretaria de Comunicação (SECOM)
26/10/2009 – Fone: (015) 3353-8572 ]


A Cultura Pertence as Pessoas!

Nenhum comentário: