Páginas

21 de fev. de 2011

O “erro” intencional da Secretaria de Cultura de Votorantim

 
Atenta às infinitas possibilidades promovidas pela internet, a Secretaria de Cultura de Votorantim se faz presente também no Facebook. Curiosamente, observei este bunner, com a “marca” da pasta,  minuciosamente planejada pelos seus integrantes.

“A Cultura Pertence as Pessoas”, assim mesmo, sem acento indicador de crase – aquele que, como aprendemos na 4 série, indica a fusão entre a preposição “a” e o artigo “a”.

De imediato, apenas no sentido de contribuir com a correção do aparente escorregão, tanto gramatical e ortográfico, questionei a assessora da Secretaria de Cultura. E descobri que a questão já havia sido apontada por outros – mais atentos do que eu. 

Em seguida, notei que o suposto equívoco foi estabelecido intencionalmente, como foi confirmado pelo próprio secretário de Cultura, Clayton Leme.

E você, o que acha? Vamos debater! Comente!!!
 
Segue abaixo a explicação do secretário de Cultura de Votorantim, Clayton Leme, sobre o “erro” intencional de português:

O Governo Municipal em Votorantim tem proposto outras formas de poder enxergar a relação Cultura e Cidade, essa provocação foi feita dentro do planejamento da equipe, onde surgiu a marca “A Cultura Pertence as Pessoas”, e logo verificamos que a ausência da crase nos colocava intimamente ligados com duas questões que tinhamos o comprometimento em trabalhar para o seu desenvolvimento: “A Cultura” e “as Pessoas”.
 
Para a equipe da Secretaria de Cultura, responsável em criar condições para essa relação de pertencimento, ficou definido como marca desse comprometimento com a Cultura e com as Pessoas, o fazer pertencer. Chegamos ao óbvio que nem sempre é percebido, mas uma Secretaria de Cultura não faz Cultura, tem o papel de construir políticas públicas para a Cultura, criando ambientes favoráveis à permanência e à existência de manifestações dos quereres e saberes de uma cidade.
 
Por isso escrevemos intencionalmente o “a” sem crase para lembrarmos sempre que nossos compromissos se dão com dois segmentos, são dois pactos feitos dentro do Governo Municipal: o de se trabalhar com/para a Cultura e com/para as Pessoas.
 
Acreditei que essa reflexão chegaria um dia, para nós é um privilégio podermos falar e refletir conceitualmente de algo que acreditávamos que passava em branco até agora. Mas é muito bom descobrir que existem pessoas interessadas em debater Cultura e modos de olhar o mundo. Parabéns pelo debate!
 
Att
Clayton Leme
 
 
[ Texto extraído Do Blog do jornalista Felipe Shikama -  http://migre.me/3V3eT - Posted: 17/02/2011 by Felipe Shikama in Artigos Tags:, , , , ,
 
 
 
 
 
'A Cultura Pertence as Pessoas!' 

Nenhum comentário: