Páginas

25 de mar. de 2011

Estátua do Minerador será entronizada nesta sexta-feira (25)


Com o objetivo de valorizar ainda mais o monumento da vocação cimenteira situado na rotatória localizada entre o final da avenida 31 de Março e início do acesso 103 da SP-79, a Prefeitura de Votorantim, dentro das atividades comemorativas aos 46 anos de Instalação do Município, promove nesta sexta-feira às 9 horas, a entronização da estátua do Minerador.
A estátua já foi fixada numa base de pedra e está posicionada de frente para o acesso 103 da SP-79. Num primeiro momento ela permaneceu coberta, até que todo o espaço fosse revitalizado.



O espaço dedicado a vocação cimenteira, onde mantém pedras que simbolizam a riqueza mineral da cidade foi construída há dez anos. Já a estátua, cedida ao município pelo Grupo Votorantim, vai humanizar a presença da força operária naquele espaço.
O monumento, que foi restaurado, simboliza a figura do minerador, profissão exercida por dezenas de trabalhadores nas minas de extração de matéria prima para a produção de cimento do Grupo Votorantim, foi esculpida em novembro de 1978.
Com uma armação de ferro na parte interior, ela foi feita com pedras de cimento. Ao ser molhada a pedra ficava com uma camada de uma espécie de cola. A estátua retrata o trabalhador com capacete, botas e um martelete em mãos, utilizada para coletar uma mostra do material assim que chegasse a lavra, para fazer sua exploração.
A estátua de pedra como ficou conhecida, esteve por todo esse tempo na entrada da pedreira, em Santa Helena, onde também havia uma pequena capela com a imagem de Santa Bárbara, a padroeira desses profissionais.
[ via secom -  Fone: (015) 3353-8572 ]
'A Cultura Pertence as Pessoas!'

Nenhum comentário: