Páginas

28 de abr. de 2011

ENTÃO VAMOS DANÇAR

Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o responsável pelas transformações da linguagem em sua transição da corte real aos palcos, através de suas cartas, sendo considerado o criador do balé moderno.
Entre os objetivos da comemoração ao Dia da Dança estão o fomento da linguagem enquanto área de conhecimento, ocupando espaços como instituições de ensino informais, formais e criando o diálogo com o público geral. O Brasil possui cursos em Universidades e Faculdades de todo o Brasil e um Mestrado formado recentemente na área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A relação da Dança enquanto área de conhecimento, produz ações que trazem a reflexão sobre a profissão até debates mais específicos de produção da linguagem. Cabe a sociedade compreender o quanto a produção de símbolos e a reflexão sobre o corpo é necessária para a sociedade.
A Secretaria de Cultura de Votorantim através de seu Núcleo de Dança realiza nesse ano parceria com outras cidades, instituições e grupos para a criação de redes e trocas de conhecimento. Votorantim em parceria com a Faculdade de Artes do Paraná (Centro Academico de Dança), Fórum de Dança de Curitiba e Estúdio Regina Claro (Sorocaba). As cidades através de seus grupos realizarão atividades durante o dia todo, como debates, fóruns, exibição de vídeos, apresentações artisticas e outros.
Votorantim irá realizar dois flash mobs em parceria com a escola Daniel Verano e exibirá vídeo-dança aberto a comunidade a partir das 20h no Aquário Cultura e simultaneamente na praça de eventos.  
'A Cultura Pertence as Pessoas'

Nenhum comentário: