Páginas

19 de jul. de 2011

Alunos do Curso de Desenho e o Mundo Mágico de Escher

Alunos do projeto"Reconstruindo meu Bairro" visita a realidade Fantástica de Escher.

Alunos do curso de desenho artístico do projeto Construindo meu Bairro, uma parceria entre a Secretaria de Cultura, COMAS e Secretaria de Cidadania,  visitaram no sábado dia 16/07/2010 a exposição "O Mundo Mágico de Escher" no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo que já reuniu um público de mais de Um milhão de pessoas em sua passagem por Brasilia e Rio de Janeiro.

Mestre do Ilusionismo gráfico, o holandês Maurits Cornelis Escher (1888-1972) é conhecido como um dos grandes inspiradores de várias correntes artísticas, entre elas o surrealismo de Salvador Dali e Rene Magritte e o cubismo de Pablo Picasso.

A exposição reúne dezenas de obras em vários formatos e técnicas que vão da gravura convencional ao lápis colorido. Os alunos também puderam tomar contato com inúmeras interações no ambiente do belo Centro Cultural, que usavam espelhos e perspectiva para iludir o olhar e transformar a realidade. Dos ínfimos desenhos com uma quantidade enorme de detalhes aos grandes painéis em 3D os alunos se maravilharam com a originalidade e criatividade das obras expostas, e divertiram se tentando decifrar o segredo por trás do desaparecimento repentino da gravidade nos desenhos ou como imagens simples se transformavam em intrincados e belos mosaicos em preto-e-branco.

Durante a viagem os alunos também visitaram a Catedral da Sé no centro de São Paulo, O Viaduto do Chá, Teatro Municipal e a exposição de anime e mangá no Vale do Anhangabaú.

O intuito da viagem, criar pontes entre os alunos da comunidade e importantes produções artísticas realizadas na capital acabou sendo uma bela analogia a intenção da própria mostra, criar uma ponte entre a realidade e o mundo mágico de Escher.

Dane Duarte Professor do Núcleo Artes Visuais - Desenho



'A Cultura Pertence as Pessoas'

Nenhum comentário: