Páginas

28 de jan. de 2011

"DERRUBANDO PAREDES, CONSTRUINDO MUSEUS"


 A Prefeitura Municipal de Votorantim, através Secretaria de Cultura e da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o desenvolvimento de ações de valorização do patrimônio material e imaterial do município. As propostas que serão desenvolvidas fazem parte do projeto “CONSTRUINDO MUSEUS, DERRUBANDO PAREDES”, desenvolvido pelo Museu Histórico Municipal.

A primeira ação foi uma visita ao Bairro do Carafá, para uma conversa com o Sr. Raimundo, representante da Associação de Moradores. Durante a conversa foram detectadas necessidades de ações de valorização da memória e de obras para melhorias na estrutura do Cemitério do Carafá, popularmente conhecido como Cemitério dos Índios. A Associação de Moradores já desenvolve ações de melhorias, e agora poderá contar com o apoio da prefeitura para aperfeiçoar o trabalho que está sendo feito de forma autônoma, a partir de uma persistente e organizada ação comunitária.

A primeira ação efetiva foi marcada para dia treze de março e será um levantamento de documentos, imagens e depoimentos do cemitério. Tudo o que for reunido será utilizado na produção de um curta metragem e apresentado a população na semana seguinte.

Os principais objetivos desta ação são: o levantamento do acervo disponível sobre o cemitério e seu entorno como forma de fortalecimento do acervo do Museu Histórico Municipal, a valorização das memórias locais e a produção de um material áudio-visual que pretende legitimar outras ações que serão desenvolvidas na comunidade, demonstrando a importância dessas memórias para o município de Votorantim.

O objetivo da Prefeitura Municipal de Votorantim é estender esse trabalho para outras comunidades, valorizando a memória de seu povo e os seus patrimônios, sejam eles materiais, como prédios, cemitérios, cachoeiras, acervos documentais e iconográficos, ou imateriais que correspondem a suas lendas, memórias, modos de fazer e tradições.



Débora Bergamini
Coordenadora de Patrimônio Cultural
Secretaria de Cultura de Votorantim - PMV

Nenhum comentário: