Páginas

27 de ago. de 2012

Votorantim é inserida no Circuito Cultural do SESI SP


Votorantim é inserida no Circuito Cultural do SESI SP

Parceria inédita na região traz apresentações renomadas para a cidade

A Prefeitura de Votorantim e o SESI SP fecharam uma parceria inédita na região e trazem para a cidade o Circuito Cultural. A ação, que terá início já em setembro, coloca Votorantim no cenário nacional, integrando um grupo seleto de municípios que recebem os espetáculos selecionados.

O Circuito Cultural chega a Votorantim nos mesmos moldes dos já realizados em outros 18 locais. No município as apresentações serão realizadas no auditório municipal “Francisco Beranger”. Com espetáculos gratuitos, o circuito terá início com música no dia 16 de setembro com o lançamento do DVD 25 anos de forró Trio Sabiá, a partir das 19 horas. Já em outubro é a vez do teatro com “A farsa do Mestre Pathelin”, “Amor por Anexins” em novembro, e outra atração musical no mês de dezembro ”Duo Brasileiríssimo”.

O diretor do SESI Votorantim, Julio Cesar de Souza Martins, destaca que o objetivo é continuar o trabalho de descentralização da cultura, que já vem sendo desenvolvido localmente, além de oferecer a formação do público e acesso as ações culturais. “É interessante que viram potencial em nossa cidade. É um privilégio para Votorantim ser a primeira em toda região a ser inserida no calendário”, destaca Martins, lembrando ainda que até então participavam apenas municípios que tinham teatros do SESI instalados.

A parceria entre Prefeitura e SESI já vem sendo desenvolvida ao longo dos anos com troca de experiência através de ações, como o grupo da 3ª idade e o Programa Atleta do Futuro.

Para Clayton Leme, secretário de Cultura, a institucionalização da cultura é uma política pública que vem garantir que a comunidade se aproprie da cultura de uma maneira geral. “Teremos a vinda de grupos reconhecidos no Brasil de diferentes Estados para apresentar ao cidadão os costumes, para discutir problemas, e principalmente, apreciar a arte em suas mais variadas formas”.

A expectativa é de que mais de mil pessoas participem das apresentações programadas. A agenda do Circuito Cultural Votorantim está disponível a população em prédios públicos, como a Secretaria de Cultura, Espaço Aquário Cultura e Biblioteca Municipal.

Valorizando artistas locais
Paralelo às apresentações do Circuito Cultural, o SESI local apresenta o “Votorantim em Cena”, que busca estimular a formação de plateia e incentivar as manifestações culturas da região. Após uma triagem foram selecionados dez grupos que vão se apresentar nas dependências do SESI.

Já na próxima semana, no dia 31, o público poderá conferir “Lá, lá, lá. Um canto plural brasileiro”. Em setembro é a vez do Desafio de Cururu (dia 14) e “A sina do Blues” (dia 28). Serão duas apresentações a cada mês até o dia 14 de dezembro.

Informações:
Secretaria de Cultura
Endereço: Rua Joaquim Fogaça, 82 – Vila Dominguinho.
Telefone:  (15) 3243-1191

SESI Votorantim - CAT “José Ermírio de Moraes Filho”
Endereço: Avenida Claudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Paraíso
Telefone  (15) 3353-9200



'A Cultura Pertence as Pessoas' 





Nenhum comentário: