Páginas

7 de fev. de 2011

Núcleo de Intervenção Urbana


     A Secretaria de Cultura de Votorantim, verificando as inúmeras possibilidades de transformação existentes nas intervenções propostas por ela juntamente com a comunidade no mês de Dezembro, através das mobilizações instantâneas (flash mobs) propôs a ampliação e a criação dessa nova proposta de Núcleo na cidade.


     Para que se possa compeender um pouco mais como isso tudo irá funcionar, é necessário fazer parte se inscrevendo a partir de terça feira na própria secretaria. O núcleo de intervenção vai se utilizar de estudos de textos, ações, vídeos, propostas que venham articular a idéia de identificação da cidade enquanto território de intervenção. A idéia é interferir no dia a dia das pessoas, focando a produção de felicidade.

    O grupo irá estudar possibilidades de produzir felicidade na cidade, como alterar um pouco a lógica do dia a dia. Existe uma frase de Susan Sontag (1947) que talvez possa balizar as ações desse núcleo. "O único critério para uma ação é a felicidade ou a infelicidade individual que em última instância ela produz"...É importantíssimo compreendermos o porque e como podemos fazer isso, para não ser ações isoladas que tentam inventar a roda sempre, mas sim o que podemos fazer com ela. Flash Mobs são ações desenvolvidas no mundo todo,e mais nos últimos anos é que o Brasil o reconheceu como ferramenta de intervenção ou até mesmo acabava por realizar sem nem mesmo ter idéia do tipo de ação que desenvolvia, por isso a importância do estudo e do olhar para a cidade.

   Esperamos que a cidade possa se apropriar mais do que ja vem feito desde as últimas ações desse grupo, quem se sentir desafiado a produzir felicidade que se junte ao grupo.

                      [ Clayton Leme - Secretario de Cultura de Votorantim ]



"A Cultura Pertence as Pessoas!"



Nenhum comentário: