Páginas

15 de mar. de 2011

Workshop traz percussionista cubano a Votorantim


A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Casa do Ritmo, realiza um workshop com o percussionista cubano Pedro Bandeira, na próxima quinta-feira (17), às 19h30 no auditório municipal “Francisco Beranger”.
O workshop tem como objetivo aprofundar o tema trazendo novos ritmos à cidade, como os ritmos cubano e afro cubano. Para isso, Pedro Bandeira trará instrumentos como congas, batas, timbales, entre outros. A cultura da percussão ainda é pouco divulgada no interior de São Paulo, segundo Dirceu Marques, professor na Casa do Ritmo. Marques ressalta que a música cubana está interligada a brasileira, e o percussionista Pedro Bandeira consegue resgatar as duas, levando em consideração sua formação em Havana, na Universidade Federal da Bahia, além da experiência como professor na escola “Pracatum”, do cantor Carlinhos Brown.
Para participar do workshop basta comparecer ao auditório municipal, que fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – centro, próximo ao terminal de ônibus. A entrada é gratuita e não há limite de idade para participar. O encontro tem duração prevista de duas horas. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

Sobre o artista
Pedro Bandeira é formado em Educação Musical pelo Instituto Superior Pedagógico em Havana (Cuba), e tem especialização em percussão cubana e afro cubana no mesmo instituto. No Brasil freqüentou a Universidade Federal da Bahia, em Salvador, onde se especializou em percussão afrobrasileira.
Participou dos projetos musicais Agô e Siguaraya da ONG, Sambatá, que dirige o seu trabalho ao intercâmbio cultural entre Cuba e Brasil, com quem tem realizado apresentações no Brasil e no Japão.
Em 2008 coordenou a turnê da Banda Sepultura por Cuba, além de participar de vários projetos com artistas brasileiros e cubanos. Atualmente realiza oficinas, cursos e palestras sobre música, percussão e cultura cubana e afro cubana.

'A Cultura pertence as Pessoas'

Nenhum comentário: