Páginas

1 de abr. de 2011

PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL FARÁ APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO NO BAIRRO DO CARAFÁ


 Neste sábado, dia 02 de Março, á partir das 18 horas será realizada a apresentação do documentário “Derrubando paredes, construindo museus”, no bairro do Carafá. O projeto faz parte da ação educativa do Museu Municipal de Votorantim que apresentará o vídeo construído a partir de relatos das memórias dos moradores do bairro.


O projeto “Derrubando paredes, construindo museus”, é uma proposta da Secretaria de Cultura de Votorantim, que tem como objetivo valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade. Além da produção dos documentários, o projeto também contempla a reestruturação do espaço físico do museu, o museu Itinerante e a organização de seminários e palestras para formação patrimonial.


Segundo a historiadora Débora Bergamini, organizadora do projeto junto a Secretaria de Cultura, a produção de documentários que teve inicio do Bairro do Carafá e se estenderá para diversos bairros da cidade de Votorantim, tem o objetivo de preservar e valorizar as memórias da cidade. “Utilizamos as organizações civis da cidade para encontrar as histórias e memórias que a própria comunidade determina como relevante e filmamos essas pessoas contando suas histórias. É feita uma edição e apresentamos o resultado do trabalho para a própria comunidade, que se vê diante do telão”. A proposta é valorizar as histórias populares, lendas e tradições que diante de um mundo onde a massificação do modo de ser é cada vez maior, olhar para as características da comunidade onde estamos inseridos é um exercício de valorização da nossa própria identidade.

As próximas filmagens serão nos Bairros da Chave e da Barra Funda e o resultado dos trabalhos será apresentado durante a “8° Semana Internacional de Museus”, no mês de maio. A apresentação desse sábado será aberta ao público e acontecerá no Centro Comunitário do Bairro do Carafá. 


Débora Bergamini
Coordenação de Patrimônio Cultural - PMV

'A Cultura Pertence as Pessoas'

Nenhum comentário: