Páginas

10 de ago. de 2011

Chegou a V Violeira de Votorantim: O Caipira e a Cidade


O Governo Municipal de Votorantim através da Secretaria de Cultura vem desenvolvendo inúmeros debates na cidade, todos relacionados aos modos de se olhar a Cultura de nosso povo e ao mesmo tempo de nosso entorno. Esses debates tem a finalidade de contribuir para a continuidade de nossos hábitos, sejam eles tradicionais ou mais relacionados aos dias de hoje, assim, anunciamos a V Violeira de Votorantim.

A Violeira é um espaço conquistado pela Cultura tradicional que se propõe a se olhar e promover a reflexão sobre como dialogar com o futuro, apontar para onde caminhamos e até mesmo de tentar traçar diretrizes e ações concretas que possam promover esse tipo de “prosa” com a cidade.

Cidade são as pessoas, nossos vizinhos, avôs, avós, pais e mães, tios e tias entre outros que vão se agregando ao círculo de experimentação e vivência de nossa Cultura.

Neste ano uma das atrações da V Violeira de Votorantim é a artista Inezita Barroso, sabe se que por várias vezes já contribuiu com a sua apresentação na cidade, porém, neste momento pode contribuir mais ainda. A Artista completa 60 anos de carreira, trazendo consigo uma proposta de apresentação que promove mais intensamente a reflexão. Funciona como um bate papo, no formato de um programa.

Faz a reflexão sobre a Cultura Caipira e sua importância através de sua própria história, relembra sua infância, o seu envolvimento com a Viola Caipira em um momento onde as mulheres não eram “bem vistas” quando demonstrava essa habilidade ou desejo. Inezita promove a reflexão sobre a Cultura Sertaneja que como vem se desenvolvendo não contribui para a Cultura Caipira como um todo. Disponibilizamos a entrevista completa da artista cedida à Folha de São Paulo no último domingo (07/08/11).

Clayton Leme
Secretario de Cultura

'A Cultura Pertence as Pessoas' 

Nenhum comentário: