Páginas

20 de set. de 2011

Espetáculo de Dança e Workshop


  Espetáculo Latitude 35º com a coreógrafa Carmen Gomide será hoje (quarta) no auditório municipal


Além da apresentação, a coreógrafa também ministrará um workshop sobre dança contemporânea e um debate com o público após o espetáculo

O Espetáculo de dança Latitude 35º inspirado no oráculo milenar, o “I Ching”, que fornece uma importante chave para compreender e explicar o mundo e os fatos cotidianos será apresentado na próxima quarta-feira (21), às 20 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger, com entrada gratuita. O espetáculo é realizado através do Programa de Ação Cultural 2010 (Proac) da Secretaria Estadual de Cultura e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Votorantim. Após a apresentação será realizado um debate com o público, com o objetivo de explicitar os caminhos percorridos durante todo o desenvolvimento do processo de concepção do espetáculo, além de responder às curiosidades dos participantes.

A idéia principal é entrar no universo da performance art, onde o performer é a ponte de contato, o xamã contemporâneo que permite traduzir e combinar elementos que permitirá ao coreógrafo e ao público realizar novas interpretações da obra de forma que cada momento tenha seu caráter único. Os momentos únicos, diz Jung, “podem deixar marcas duradouras”.

O espetáculo tem criação, concepção e interpretação de Carmen Gomide, direção de Mariana Muniz, o com música original composta por Lívio Tragtenberg. Com figurino assinado por Tânia Marcondes, Cenografia de Júlio Dojcsar CasadaLapa, o projeto de Luz é de Silviane Ticher, e vídeo arte de VJ Scan

Workshop

A coreógrafa Carmen Gomide irá ministrar o workshop “Um processo criativo na interface dança, performance. O corpo suas vivências, memórias e formações”, às 14h30 na Sala de Dança do Espaço Aquário Cultura.

Com duração de 2 horas, este workshop tem com finalidade investigar o processo de criação a partir das várias influências que estamos sujeitos diariamente, dando voz às experiências que o corpo traz e nem sempre expressa, utilizando para isso nossas memórias, por meio de movimentação corporal, jogos e técnicas de dança contemporânea.

Carmen Gomide

Carmen Gomide é bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança contemporânea e performance art. Bacharel em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC de São Paulo. Estudou como bolsista no Joffrey ballet em Nova Iorque. Atuou profissionalmente como bailarina do Balé da Cidade de São Paulo de 1988 a 1990; Balé Opera Paulista de 1991 a 1993; Parsifal, obra do diretor Jorge Takla e Aulis, com direção de Celso Frateschi e Elias Andreato.

Trabalha como produtora, coreógrafa e pesquisadora desde 1992, sendo autora das obras: Terra Estranha, La Danaide, Corpo Jubiloso: Carne Selvagem, Adiamento, entre outras. Como coreógrafa participou do projeto O Feminino na dança, no Centro Cultural São Paulo, como convidada das Bienais do Sesc Santos de 2000 e 2002, de projetos de fomento à dança em parceria com a Cultura Inglesa, Instituto Goethe, Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos e Festival de Inverno de Ouro Preto .

Em 2001, ganhou o Prêmio Encena Brasil, da Funarte, pelo projeto 8 Dogmas Novas Dobras, juntamente com o núcleo Tandanz, com a coreografia Adiamento,sob a direção de Renato Cohen. Em 2003, concluiu a Graduação em Comunicação e Artes do Corpo com o projeto teórico e de criação cênica, Para Faca, Relógio e Bala, sobre o poema “Uma Faca só Lâmina”, de João Cabral de Melo Neto. Em 2006, fundou a Cooperativa Paulista de Dança (www.coopdanca.com.br), juntamente com 20 profissionais da dança.

Estreou (Re)volta em setembro de 2006, trabalho de pesquisa em dança e performance, sob a direção da atriz e coreógrafa Mariana Muniz, na Galeria Olido em SP e recebeu os prêmios Klauss Vianna e Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional, ambos pela Funarte. Além disto, foi agraciada com o prêmio para uma nova criação pelo 11o Festival Cultura Inglesa, para a produção do espetáculo “Corpo Erótico”.

Em 2009, estreou “Desvio para o vermelho”, projeto de sua autoria que foi contemplado com 5º Fomento a dança para a cidade de São Paulo. No mesmo ano, Gomide foi convidada para participar da mesa “A organização e estrutura do mercado para as artes do espetáculo: o papel do agente e do manager”, da International Society for the Performing Arts (ISPA).

Serviço
Espetáculo: Latitude 35º
Data: 21/09 (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Auditório Municipal Francisco Beranger
Endereço: Avenida Vereador Newton Vieira Soares, s/nº - centro
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos
Entrada Gratuita

Worshop: “Um processo criativo na interface dança, performance. O corpo suas vivências, memórias e formações”
Data: 21/09 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: Sala de Dança – Espaço Aquário Cultura
Endereço: Av. Moacir Oséias Guitte, 41 (ao lado da praça de eventos Lecy de Campos)
Público Alvo: iniciante em dança
Inscrições: limitadas - no dia pelo telefone 3243-1191 ou no local com meia hora de antecedência.
Gratuito

Nenhum comentário: