Páginas

13 de abr. de 2011

“Reconstruindo meu Bairro” leva alunos ao teatro



Quando as cortinas do auditório municipal “Francisco Beranger” se abriram, os olhos dos 15 alunos de teatro do projeto “Reconstruindo meu Bairro”, realizado pela Prefeitura de Votorantim no núcleo Palmeirinha, no Bairro Itapeva, começaram a brilhar. Naquele momento, a maioria deles presenciava pela primeira vez um espetáculo teatral. “Fiquei encantado”, disse o adolescente Lucas Kaliske Pereira, 16 anos.

Eles são integrantes do Núcleo “Cia de Teatro - Criar, Sonhar e Realizar”, montada pela Secretaria de Cultura para atender as crianças e adolescentes do Palmeirinha. Na oportunidade, como parte da atividade, eles foram convidados para assistir o espetáculo “Julietas” promovido em parceria com o Instituto Votorantim/ Votorantim Cimentos que se apresentou nesta semana na cidade para alunos da rede estadual de ensino.
Pereira, que atua em peças teatrais na igreja que freqüenta, disse que o espetáculo foi maravilhoso. “Fiquei encantado com toda a história. Os atores usaram uma linguagem fácil de entender, um assunto muito discutido entre os adolescentes que é o amor, a amizade, a insegurança. Eu fiquei imaginando em um dia estar em um palco atuando igual a eles, para mim foi um sonho”, comenta o aluno.
Camila Vieira, 17 anos, que tem o objetivo de ser atriz de TV se identificou com os atores. “Apesar de querer atuar em outra área, me senti inspirada ainda mais para os meus ensaios. Os atores dessa peça são ótimos, consegui entender perfeitamente a mensagem que quiseram passar”, disse.
Após o espetáculo, os adolescentes do núcleo conheceram o palco, a coxia, a iluminação e toda a estrutura de uma peça teatral, e foram comparando com o que vêm aprendendo nas aulas.
O “Reconstruindo meu Bairro” tem como meta oferecer à comunidade do núcleo Palmeirinha os serviços integrados das secretarias municipais. De forma permanente, os moradores contam com trabalho social, ações de cultura e esportes.
As aulas do Núcleo de Teatro ocorrem todas as terças-feiras das 14 às 16 horas, na sede do Programa de Amparo ao Menor (Proame)”, no bairro Itapeva.



'A Cultura pertence as Pessoas'

Nenhum comentário: