Páginas

7 de dez. de 2011

Filme sobre Votorantim: Alquimistas e Mineradores

Filme sobre Votorantim resgata a história da cidade


O filme Alquimistas e Mineradores que conta a história de Votorantim, foi lançado nesta terça-feira, dia 6, no auditório municipal com a presença do prefeito Carlos Augusto Pivetta e os secretários Elizete Faloci Scarpanti de Jesus (educação) e Clayton Leme (cultura), além dos atores locais participantes e seus familiares. Para a prefeitura esse projeto é essencial no complemento do ensino da história local, visto que na sociedade moderna é muito mais fácil absorver informações advindas de estímulos audiovisuais e o cinema apresenta grande potencial pedagógico.

Antes da exibição, o prefeito ressaltou a importância da produção do filme para a cidade. “Essa é mais uma ferramenta que irá contribuir no fortalecimento da memória histórica do nosso município, que já conta com os vanguardeiros, memórias póstumas dos vereadores, reabertura do museu, entre outros”, esclarece. “É uma nova maneira de contar a história da nossa cidade. Temos a idéia de posteriormente colocar o filme em TV aberta para que todas as pessoas tenham acesso”, completa ele.

Para a educadora Leila Regina Cintra Aoki, que assistia a exibição, esse documentário tende a enriquecer a memória da cidade. “É bastante interessante. As crianças tem muito o que aprender com ele. É uma união entre o passado e o presente”, comenta.

O lançamento do filme fez parte das atividades comemorativas do 48º aniversário político-administrativo de Votorantim. Uma nova exibição será feita nesta quinta-feira, dia 8 (aniversário da cidade), às 21h30, na praça Senador José Ermírio de Moraes, no bairro Dominguinho.




Nenhum comentário: