Páginas

11 de mar. de 2011

'DERRUBANDO PAREDES, CONSTRUINDO MUSEUS' - Projeto no Bairro Carafá



A Prefeitura Municipal de Votorantim, através Secretaria de Cultura junto a Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o desenvolvimento de ações de valorização do patrimônio material e imaterial do município.

As propostas que serão desenvolvidas fazem parte do projeto DERRUBANDO PAREDES, CONSTRUINDO MUSEUS”, desenvolvido pelo Museu Histórico Municipal de Votorantim.

A primeira ação foi uma visita ao Bairro do Carafá. Em conversa com o Sr. Raimundo, representante da Associação de Moradores, foram detectadas necessidades de ações de valorização da memória e de obras para melhorias na estrutura do Cemitério do Carafá, popularmente conhecido como Cemitério dos Índios. 

Sr. Raimundo mostrando a área do Cemitério do Carafá


Associação de Moradores já desenvolve ações de melhorias, e agora poderá contar com o apoio da prefeitura para aperfeiçoar o trabalho que está sendo feito de forma autônoma, a partir de uma persistente e organizada ação comunitária.

A primeira ação efetiva vai acontecer DOMINGO, dia 13 de Março, quando a Secretaria de Cultura fará uma visita ao bairro para o levantamento de documentos, imagens e depoimentos do cemitério junto a comunidade. Tudo o que for reunido será utilizado na produção de um curta metragem e apresentado a população na semana seguinte (20 de Março).

Os principais objetivos desta ação são: 
- Levantamento do acervo disponível sobre o cemitério e seu entorno como forma de fortalecimento do acervo do Museu Histórico Municipal

- Valorização das memórias locais e 

- Produção de um material áudio-visual com objetivo de legitimar outras ações que serão desenvolvidas na comunidade, demonstrando a importância dessas memórias para o município de Votorantim.

O objetivo da Prefeitura Municipal de Votorantim é estender esse trabalho para outras comunidades, valorizando a memória de seu povo e os seus patrimônios, sejam eles materiais, como prédios, cemitérios, cachoeiras, acervos documentais e iconográficos, ou imateriais que correspondem a suas lendas, memórias, modos de fazer e tradições.

'A Cultura Pertence as Pessoas' 

Nenhum comentário: